Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Começa hoje a XVI Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

Destaque

Começa hoje a XVI Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

por publicado: 19/11/2018 14h28 última modificação: 19/11/2018 14h28
Ação 1/2018 Enccla: Plano de Diretrizes de Combate à Corrupção será apresentada.

Brasília, 19/11/18 - Começa hoje (19) e vai até o dia 23 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), a XVI Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). Na abertura, serão divulgados os resultados das 11 ações desenvolvidas durante o ano de 2018. No total, essas ações envolveram a participação de 544 representantes de instituições parceiras.


Confira a Ação 1/2018:

Como resultado do trabalho desenvolvido na Ação 01/2018, a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) elaborou o Plano de Diretrizes de Combate à Corrupção. O documento apresenta um grupo de diretrizes com o propósito de nortear a atuação de instituições governamentais e da sociedade civil no enfrentamento da corrupção.

O Plano foi construído com base em cinco fontes referenciais: trabalhos já realizados pelos componentes da Estratégia; iniciativas da sociedade civil organizada; planos estrangeiros; compromissos internacionais assumidos pelo Brasil e participação da população.

Para obter a ampla contribuição da sociedade, a Enccla realizou cinco eventos públicos regionais nas cidades de Curitiba (PR), Belém (PA), Brasília (DF), São Luís (MA) e Belo Horizonte (MG), ocasião em que os participantes sugeriram propostas concretas de enfrentamento à corrupção em um dos Eixos da Estratégia: prevenção, detecção ou punição.

No total, foram recebidas 152 contribuições. Elas passaram por análises dos integrantes da Enccla e serviram como insumos para o alcance do resultado final do Plano.

A ação foi coordenada pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI/SNJ), tendo como coordenadores adjuntos a Advocacia-Geral da União (AGU) e Ministério Público Federal (MPF), que a propôs.



Conheça a Enccla:

Instituída em 2003, sob a coordenação do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI/SNJ), a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) tem se mostrado um ambiente multidisciplinar, de debate, pactuações e alinhamento estratégico da atuação do Estado nessa temática. Atualmente, a Enccla é formada por cerca de 95 órgãos e entidades.

Para mais informações acesse: https://enccla.camara.leg.br/