Você está aqui: Página Inicial > Notícias > No Ceará, ministro Jungmann inaugura Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública - Regional Nordeste

Destaque

No Ceará, ministro Jungmann inaugura Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública - Regional Nordeste

por publicado: 07/12/2018 16h48 última modificação: 07/12/2018 16h51
Com sede em Fortaleza, Centro é a segunda de cinco unidades regionais que serão implantadas no país visando o combate ao crime organizado

0522cee2-bcf3-4cfe-94bf-02268ba6ef52.jpgFortaleza, 07/12/2018 – O ministro da Segurança Pública, Raul Jungamnn, inaugurou na manhã desta sexta-feira (07), na cidade de Fortaleza (CE), o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública - Regional Nordeste (CIISPR-NE). Trata-se da segunda de cinco unidades regionais que serão implantadas no país visando o combate ao crime organizado.

A inauguração foi formalizada entre o ministro Raul Jungmann e o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, após assinatura do Acordo de Cooperação Técnica que visa normatizar o regime de cooperação mútua, bem como estabelecer obrigações e responsabilidades relativas à implantação e manutenção do centro.

O evento, no Palácio de Iracema, contou com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, Major Brigadeiro João Tadeu Fiorentini; do diretor de Inteligência da Senasp, Carlos Afonso Coelho; do secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Julio Cezar dos Reis; do presidente do Congresso Federal, senador Eunício Oliveira; de governadores dos estados do Maranhão, Piauí e Pernambuco; entre outras autoridades.

A criação do centro é resultado de um ofício encaminhado pelos governadores dos estados do Nordeste, em março desse ano, na cidade de Teresina (PI), solicitando a implantação da unidade operacional no estado do Ceará.

Inicialmente, o ministro da Segurança Pública falou sobre a importância de trabalhar a inteligência de forma integrada. “As grandes facções criminosas são nacionais e internacionais. Você não tem como combatê-las exclusivamente no espaço do Estado. Então, a palavra-chave aqui é integração. Não apenas uma operação e o combate nas ruas, mas integrar a inteligência. É isso o que a gente chama de repressão qualificada. E, para isso, nesse mundo onde há a guerra cibernética, redes sociais, a deep web, em que o crime também está integrado na rede, internacionalizado; não há como combater o crime sem inteligência, sem inteligência integrada”, afirma Raul Jungmann.

A rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública foi concebida para unificar a ação de combate ao crime organizado por regiões. Entre os objetivos estão a integração entre as forças de segurança pública e inteligência do governo federal e Forças Armadas, para elaboração de planejamentos estratégicos e o acesso integrado dos conteúdos das bases de dados das diversas instituições e órgãos que compõem a estrutura de segurança pública.

No tocante às atividades da Regional Nordeste, o ministro Raul Jungmann pontua: “a unidade terá como foco a promoção da integração das atividades de inteligência de segurança pública da região Nordeste, o que ocorrerá a partir da produção de conhecimentos estratégicos, bem como da realização de ações interagências, cuja finalidade é o enfrentamento qualificado da criminalidade, especialmente das atividades desenvolvidas por organizações criminosas”.

Investimentos

Segundo Raul Jungmann, por parte do Ministério da Segurança Pública, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), caberá o custeio da estrutura para o funcionamento do CIISPR-NE, por intermédio da mobilização de servidores dos nove estados que compõem a Região Nordeste.

“São profissionais de Inteligência que acessarão 38 bancos de dados nacionais e internacionais, para facilitar o intercâmbio de informações entre os estados.  O objetivo é a construção de conhecimento de alcance regional, com objetivo de assessorar o processo decisório dos chefes das agências de inteligência, secretários de Estado, governadores e o Governo Federal”, ressalta o ministro.

Além disso, de acordo com o ministro Raul Jugmann, caberá à Senasp promover a capacitação, o compartilhamento e manutenção de ferramentas tecnológicas de inteligência, como também, atuar junto às demais Agências de Inteligência Estaduais e Municipais, promovendo a difusão dos resultados obtidos a partir das atividades desenvolvidas em razão deste instrumento, para fins de adoção das medidas adequadas.

Em contrapartida, o Governo do Ceará será responsável por disponibilizar a parte física, estruturando o espaço com recursos materiais e lógicos que permitam o seu adequado funcionamento, a fim de que todos os seus integrantes possam desenvolver suas atividades de forma integrada; além de disponibilizar e compartilhar acessos a sistemas, ferramentas e bancos de dados utilizados pelas Agências de Inteligência do estado aos integrantes do CIISPR-NE; entre outras atividades.

Durante a cerimônia, o governador do Ceará, Camilo Santana, agradeceu ao governo federal pela escolha da capital cearense em sediar o Centro de Inteligência. Ele também destacou a importância da criação da unidade de inteligência para a intensificação dos trabalhos no combate às organizações criminosas.

“Isso é uma conquista do povo do Nordeste e do povo brasileiro. Quero agradecer ao Governo Federal, na figura do ministro Raul Jungmann e sua equipe, por ter se manifestado favorável à implantação do CIISPR-NE. Esse Centro significa dizer que vamos, de forma mais concreta, integrar as informações. Isso vai ajudar a combater essas organizações que existem implantadas em todo o País, que comandam de estado para estado, que dão as ordens. Precisamos dizer a todos que o Estado é mais forte e é maior do que essas organizações criminosas”, resume Camilo Santana.

Próximos Centros

Através de parcerias com os estados, serão implantados mais três Centros nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Todos CIISP regionais serão conectados e coordenados pelo Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Nacional (CIISP-N), que já está em funcionamento em Brasília (DF). O investimento do Ministério da Segurança Pública na implantação dos cinco centros é de R$ 15 milhões.

Assessoria de Comunicação Social
(61) 2025-3135/2025-9962
ascom@seguranca.gov.br
www.seguranca.gov.br