Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Justiça entrega primeira Ordem do Mérito do Ministério da Justiça

Destaque

Ministro da Justiça entrega primeira Ordem do Mérito do Ministério da Justiça

por publicado: 17/12/2018 18h14 última modificação: 19/12/2018 12h03
Presidente da República, autoridades e servidores receberam a honraria

Brasília 17/12/2018 – A primeira Ordem do Mérito do Ministério da Justiça foi entregue nesta segunda-feira (17), no Palácio da Justiça, para cidadãos que se destacaram no exercício da profissão, sendo merecedoras de reconhecimento. A honraria foi entregue pelo Presidente da República, Michel Temer, que ocupa o cargo de Grão-Mestre da Ordem do Mérito da Justiça, e pelo Ministro da Justiça, Torquato Jardim, o Chanceler da Ordem do Mérito da Justiça.

A Ordem do Mérito do Ministério da Justiça foi criada em outubro passado e possui quatro graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro. Ela foi concedida para pessoas físicas ou jurídicas, corporações militares, instituições civis, nacionais ou estrangeiras que prestaram relevantes serviços, colaborando para o desempenho do Ministério da Justiça ou dos órgãos a ele vinculados.

O Presidente da República foi um dos primeiros agraciados e entregou as medalhas para os reconhecidos no grau de Grã-Cruz. Nesse grupo estavam presentes o Presidente do Senado Federal, Eunício de Oliveira; a Advogada-Geral da União, Grace Maria Mendonça; a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, e o General de Divisão da Reserva do Exército Brasileiro, Carlos Alberto dos Santos Cruz.

O Ministro da Justiça, Torquato Jardim e paraninfos, entregaram as medalhas para os outros três graus da Ordem do Mérito e afirmou que, com a ajuda dos trabalhadores do Ministério da Justiça, o órgão fez diversas ações para ajudar os consumidores a se defenderem de propagandas enganosas, os dependentes químicos a se recuperarem do vício e os refugiados que precisam morar no Brasil por algum tempo. “Devemos reconhecer o trabalho notável que brasileiros e brasileiras que ao longo do tempo tem prestado à justiça brasileira”, destacou.

Depois disso, o Ministro da Justiça aproveitou a oportunidade para a agradecer ao Presidente da República pelas boas ações de seu mandato. “Este é o último ato em que vossa excelência e eu estamos juntos neste Ministério. Permita, portanto, registrar a admiração de todos nós pela dignidade pessoal de sua conduta, pela firmeza na política e por ter colocado interesse público da União acima e além de qualquer sentimento ou emoção pessoal. Seu compromisso inabalável com a eficácia da letra do espírito da Constituição será seu maior legado. Obrigado, senhor Presidente”, finalizou.

A Doutora em Direito de Família, Sylvia Baldino Nabinger, trabalhou mais de três décadas no Juizado da Infância de Porto Alegre, promovendo construção de saberes e metodologias de atenção psicossocial-jurídica às crianças e famílias em situação de abandono, tanto em nível nacional como internacional, e foi uma das pessoas que receberam a medalha do grau de Grande Oficial. “Fico muito feliz em ser agraciada e mencionada neste grupo tão importante, pois o judiciário tem um papel fundamental para garantir o direito da criança”, afirmou.

Já o servidor do Ministério da Justiça, Francisco dos Santos, foi agraciado com a medalha no grau Cavaleiro e afirmou que ficou muito emocionado por ter sido homenageado. “Eu estou quase me aposentando, é muito bom receber essa medalha depois de tantos anos de trabalho”, contou.