Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Copa dos Refugiados promove integração e inclusão de refugiados no Brasil

Destaque

Copa dos Refugiados promove integração e inclusão de refugiados no Brasil

por publicado: 21/03/2019 12h10 última modificação: 21/03/2019 13h54
Projeto busca dar visibilidade à causa dos imigrantes e refugiados no país

Brasília - 21.03.2019 - Promover inclusão e criar um espaço para livre expressão dos refugiados, por seu protagonismo, e possibilitar a integração com a sociedade brasileira. Esse é o principal objetivo da Copa dos Refugiados, evento promovido e coordenado pela ONG África do Coração em parceira com o Acnur – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. A abertura do torneio acontece no dia 29 de março, no Rio de Janeiro (RJ), e conta com o apoio de diversos parceiros, colaboradores e voluntários.

Com a intenção de incentivar a integração dos imigrantes na comunidade brasileira e chamar a atenção para a realidade dos imigrantes neste país, especialmente os refugiados, os jogos integram homens, mulheres e crianças de todas as idades e nacionalidades, inclusive com jogos mistos e regras diferenciadas, visando estimular o clima de inclusão. Os times são compostos por refugiados e imigrantes que encontraram no Brasil a esperança de reconstruir suas vidas.

“É uma oportunidade de dar visibilidade à causa e chamar atenção para uma população vulnerável e que mostra suas capacidades de integração por meio do esporte – no caso, o esporte que é paixão nacional do brasileiro, o futebol, uma maneira muito bacana de integrar e acolher”, diz o Coordenador-Geral do Comitê Nacional para os Refugiados - CONARE, Bernardo Laferté, que vê no sucesso da iniciativa uma maneira de mostrar que o Brasil é um país que acolhe e respeita os refugiados.

Apostando na integração social, a Copa, que teve sua primeira edição em 2014, terá refugiados representando seus países de origem. Considera-se refugiado a pessoa que deixa o seu país de origem devido a fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos. O Ministério da Justiça e Segurança Pública apoia iniciativas de integração dos refugiados na sociedade brasileira.

BANNER_COPA DOS REFUGIADOS.jpg