Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seopi realiza encontro para alinhar metodologia de atuação integrada às atividades de segurança pública

Destaque

Seopi realiza encontro para alinhar metodologia de atuação integrada às atividades de segurança pública

por publicado: 21/03/2019 13h52 última modificação: 21/03/2019 13h54
Mais de 200 representantes de instituições policiais de todo o país colaboram para aperfeiçoar as propostas

Brasília, 21/03/19 – A primeira reunião de apresentação da Doutrina Nacional de Atuação Integrada de Segurança Pública (DNAISP) com representantes das instituições de segurança pública estaduais e federais acontece nesta quinta (21) e sexta-feira (22) na Academia Nacional de Polícia, em Brasília (DF).  O encontro é realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

A proposta da DNAISP é padronizar e orientar o desenvolvimento dos ciclos de planejamento, execução, monitoramento, avaliação e consolidação das ações e operações integradas de segurança pública e defesa social.  A metodologia  exitosa utilizada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) em grandes eventos sediados no Brasil, como Copa do Mundo e Olimpíadas, e aperfeiçoada para a segurança pública ordinária do país foi validada por meio da Portaria nº 222 de 28 de dezembro de 2018.

 “A doutrina nacional fortalece a atuação integrada, mantendo e respeitando a autonomia dos entes federativos e suas atribuições institucionais. A expectativa, nesse encontro, é fazer os ajustes necessários à doutrina para as operações resultarem às diretrizes defendidas pelo MJSP: combate à corrupção, crime organizado e crimes violentos”, afirmou o secretário de Operações Integradas, Rosalvo Franco.

WhatsApp Image 2019-03-21 at 09.22.49.jpeg

 Já o Diretor de Operações da Secretaria de Operações Integradas, César Martinez, reforçou que a diretriz da DNAISP já tem sido colocada em prática desde os grandes eventos e citou o exemplo da recente Operação Imperium.

 “A transferência dos líderes das organizações criminosas no início deste ano é resultado deste trabalho integrado das forças de segurança pública, alinhado à troca de experiências, por meio da elaboração de planejamento e execução na gestão”, reforçou Martinez. Ele ainda finalizou dizendo que o evento será mais um passo importante para a segurança pública.

O Diretor de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, Delano Cerqueira, deu as boas-vindas aos mais de 200 representantes das polícias civil, militar, corpo de bombeiros, secretarias de segurança pública dos estados, além da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. “Como instituição anfitriã estamos felizes em receber pessoas de alta experiência ética e moral que assumem um desafio de espírito de integração”, afirmou.

O encontro acontece até sexta-feira (22). A programação conta com a apresentação dos fundamentos da atuação integrada; do Sistema Integrado de Coordenação, Comunicação, Comando e Controle (SIC4); dos Centros Integrados de Comando e Controle e do Processo de Atuação Integrada, entre outros. 

Estiveram presentes também o Secretário Adjunto de Operações Integradas, José Washington Luiz Santos,  o Diretor de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas, Marcos Aurélio Moura,  o Diretor de Gestão e Integração de Informações, Wellington Clay Porcino, o secretário-adjunto da Senasp, Brigadeiro Fernando Riomar e o Diretor da Força Nacional de Segurança Pública, Cel PMCE Antônio Aginaldo de Oliveira.