Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra leva educação financeira a imigrantes no Rio de Janeiro

Destaque

Palestra leva educação financeira a imigrantes no Rio de Janeiro

por publicado: 03/04/2019 16h14 última modificação: 03/04/2019 16h39
Evento tem o apoio do MJSP e pretende ensinar aos estrangeiros peculiaridades do sistema financeiro do Brasil

Brasília, 03/04/2019 -Auxiliar imigrantes que chegam no Brasil e se deparam com uma nova realidade e particularidades do sistema financeiro brasileiro. Esse é o objetivo do evento “Educação Financeira para Imigrantes”, que acontece no dia 12 de abril, na sede do Banco Central do Brasil, no Rio de Janeiro, com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Cáritas do RJ.

O chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central, Luiz Mansur, explica que o acesso do imigrante a conhecimento sobre os direitos e deveres no seu relacionamento com o sistema financeiro faz parte da educação financeira. “Isso contribui para uma melhor tomada de decisão na contratação dos produtos”, afirma Mansur. A palestra será ministrada pelo analista e membro da Rede de Educação Financeira do Banco Central Fabiano Alberton.

Para o Coordenador-Geral do Comitê Nacional para os Refugiados, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Bernardo Laferté, a falta de organização financeira pode ser um grande empecilho para o crescimento do imigrante em um país diferente. Conforme Laferté, o imigrante pode solicitar abertura de conta em qualquer instituição bancária do país, seja ela pública ou privada. Para isso, deve levar o Protocolo do Pedido de Refúgio, que é emitido pela Polícia Federal, e apresentar número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e comprovante de endereço. O Banco Central, por meio da Carta Circular nº 3.813, de 7 de abril de 2017, esclarece que o protocolo é documento hábil para identificação no momento da abertura de conta.

As inscrições para a palestra podem ser feitas pelo e-mail captacao@caritas-rj.org.br e o auditório tem capacidade para 90 pessoas. Caso as inscrições excedam as vagas, os organizadores avaliarão a possibilidade de promover outros encontros.

SERVIÇO:

Palestra “Educação financeira para imigrantes”

Data: 12/04/2019

Local: Banco Central do Brasil no Rio de Janeiro - Endereço: Av. Pres. Vargas, 730 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20071-001.

Horário: 14h às 17h