Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJSP realiza curso de capacitação para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro

Destaque

MJSP realiza curso de capacitação para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro

por publicado: 11/04/2019 15h09 última modificação: 15/04/2019 15h11
Participam do evento servidores dos órgãos que compõem o Fórum Permanente de Combate à Corrupção

Brasília, 11/04/2019 – Cerca de 185 servidores dos órgãos que compõem o Fórum Permanente de Combate à Corrupção participam do Curso de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A nova edição do curso acontece 9 a 12 de abril, em Recife (PE), por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI/MJSP), em parceria com o Fórum Permanente de Combate à Corrupção de Pernambuco e convidados.

Representante do DRCI, Isalino Giacomet Antônio Junior realizou palestra na abertura do evento sobre o Sistema Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro, detalhando funcionamento, objetivos, articulação entre órgãos, estratégias e diretrizes governamentais.

A ação faz parte do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), que surgiu em cumprimento à meta 25 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) de 2004. Tem como o objetivo criar um plano integrado de capacitação e treinamento de agentes públicos e de orientação à sociedade, de forma a otimizar a utilização de recursos públicos e a disseminação de uma cultura de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil. 

Desde a criação do Programa, em 2004, mais de 19 mil agentes públicos já foram capacitados em todo o país. Além disso, já participaram dos cursos do PNLD, como convidados, agentes públicos do Peru, Paraguai, Bolívia, Colômbia e Angola.