Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJSP cria Grupo de Trabalho para implantar aparelho que flagra uso de drogas por motoristas

Destaque

MJSP cria Grupo de Trabalho para implantar aparelho que flagra uso de drogas por motoristas

por publicado: 12/04/2019 11h51 última modificação: 12/04/2019 14h02
Objetivo é viabilizar o uso do dispositivo, capaz de detectar o consumo de substâncias ilícitas como maconha, cocaína e anfetaminas

Brasília, 12/04/2019 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou, nesta sexta-feira (12), portaria instituindo um Grupo de Trabalho (GT) para realizar estudos e elaborar documentos técnicos visando à implementação e utilização de tecnologias de screening para detecção de substâncias psicoativas em condutores de veículos no trânsito brasileiro.

O dispositivo funciona de forma parecida com o bafômetro, que identifica a presença de álcool no organismo, e tem o objetivo de prevenir acidentes de trânsito. Usado em países como Estados Unidos, Austrália e Canadá para o combate a entorpecentes e políticas de segurança da coletividade no trânsito, o aparelho é capaz de detectar, em cinco minutos, o uso de substâncias ilícitas como maconha, cocaína e anfetaminas a partir de amostras de saliva de motoristas.

"A experiência de países como Austrália, Inglaterra, Noruega, Alemanha, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos demonstra que, aliada às políticas de fiscalização, a implementação das técnicas de triagem para detecção de substâncias psicoativas por condutores de veículos é efetiva para reduzir os índices de colisões e mortes no trânsito”, afirma o secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora. 

BANNERSITE_APARELHODROGAS_12042019.png

Iniciativa de repercussão nacional, associado à regulação no trânsito, prevenção de acidentes e combate às drogas, o uso do aparelho no Brasil é projeto conjunto de três áreas do MJSP: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Coordenado pela Senad e formado por dois representantes da secretaria, dois da PRF e dois da Senasp, o Grupo de Trabalho terá prazo de 12 meses para concluir seus trabalhos e elaborar todos os passos de implantação do dispositivo no território nacional, inclusive, nesse período, com a implementação de um projeto piloto em algumas cidades brasileiras a serem selecionadas. Um cronograma detalhado será elaborado em breve. Os produtos resultantes das atividades desenvolvidas no âmbito da comissão serão consolidados em um relatório final. 

Já foram comprovadas a confiabilidade do aparelho e sua eficácia para reduzir acidentes. Testes com motoristas voluntários apontaram 20% de comprovação de uso de drogas, percentual que deve aumentar se o teste for compulsório nas blitze de trânsito. A adoção do novo modelo considera os resultados obtidos no Projeto “Tecnologias de Screening de SPAs no Trânsito - Avaliação de Tecnologias para Detecção de Substâncias Psicoativas em Condutores Brasileiros”, decorrente do termo de Cooperação 07/2014, firmado entre a Senad e o Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

O Grupo de Trabalho também será responsável por avaliar a qualidade dos diversos equipamentos existentes no mercado. A previsão é realizar, até o fim do ano, licitação pública para compra dos dispositivos, previamente validados pela comissão de trabalho do MJSP.

Segundo o Código de Trânsito, é proibido dirigir sob o efeito de “álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência”. De acordo com o  art. 165-A, a recusa a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa é infração gravíssima passível de multa e suspensão do direito de dirigir, além do recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo.