Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Laboratório de Inteligência Cibernética do MJSP auxilia Polícia Civil de Alagoas em investigação de estupros em série

Destaque

Laboratório de Inteligência Cibernética do MJSP auxilia Polícia Civil de Alagoas em investigação de estupros em série

por publicado: 15/04/2019 15h33 última modificação: 15/04/2019 16h48
Secretaria de Operações Integradas foi acionada pela Polícia Civil do estado para auxiliar nas investigações

Brasília, 15/04/2018 – O Laboratório de Inteligência Cibernética da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) auxiliou a Polícia Civil de Alagoas nas investigações que levaram a autor de estupros em série.

Benício Vieira de Lima foi preso em Maceió (AL), nesta segunda-feira (15),  em operação da Polícia Civil do estado.  Além do reconhecimento das vítimas, a polícia também dispõe de provas técnicas que incriminam o suspeito, cujas vítimas têm idades que variam de 11 a 18 anos.

Os casos estão sendo investigados pelas Delegacia dos Crimes Contra a Criança e Adolescente, e pelas duas Delegacias de Defesa da Mulher de Maceió.

SEOPI_BANNERSITE_15042019.jpg

Investigações


As investigações foram iniciadas a partir de um relatório da Secretaria Estadual da Saúde, entregue à Secretaria de Segurança Pública, indicando três vítimas de violência sexual, sendo duas menores e uma maior de idade, com as mesmas características do autor e o mesmo modo de operação.

O setor de inteligência da Polícia Civil entrou no caso, e em coletas feitas nos bancos de dados da Policia Civil foram detectados casos desde 2015.

Após pedido da Polícia Civil, a Diretoria de Inteligência da Seopi auxiliou no caso. O Laboratório de Inteligência Cibernética realizou análise de dados que permitiram à força-tarefa de investigadores chegar à uma região, onde foram confirmadas, através de reconhecimento fotográfico de nove meninas, o autor e local dos fatos.

As abordagens aconteciam sempre nas proximidades das casas das vítimas, que eram levadas para uma casa. O suspeito realizava em média de três a quatro vítimas em cada série de ataques, inclusive contra crianças de 11 anos, o que caracteriza crime de pedofilia.

Com informações da Polícia Civil de Alagoas