Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores da UnB apresentam andamento de projetos de arquitetura penal

Destaque

Pesquisadores da UnB apresentam andamento de projetos de arquitetura penal

por publicado: 08/05/2019 14h59 última modificação: 08/05/2019 15h17
O trabalho, fruto de parceria com o Depen, visa o desenvolvimento de estudos com foco na ampliação de vagas no sistema prisional

Brasília, 08/05/2019 - O diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Fabiano Bordignon, e diretores do órgão, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), reuniram-se nesta terça-feira (7) com a equipe de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) que está trabalhando no projeto "Estudos e Pesquisa em Arquitetura Penal".

O projeto de arquitetura penal é fruto de uma parceria entre UnB e o Depen e visa a elaboração de projetos-modelo de arquitetura e de engenharia prisional, modernos e eficientes, para auxiliar a construção e geração de novas vagas, possibilitando a construção mais rápida e eficaz de novos estabelecimentos penais nas unidades federativas.

O diretor-geral do Depen considera que o acordo firmado, ainda no ano passado, vai permitir melhorar a edificação de unidades prisionais de todo o País. "Esta parceria também visa identificar toda a cadeia produtiva que envolve o setor prisional. Ao final de dois anos, teremos seis projetos, além de outras ferramentas para a melhoria da gestão das unidades prisionais", declarou Bordignon, ao final do encontro com professores e alunos da UnB.

Fabiano Bordignon solicitou ainda à equipe de pesquisadores que considerem, nos projetos, espaços de trabalho para os presos. "A atividade laboral nas unidades prisionais permite a ressocialização e que empresas parcerias possam empregar esta mão de obra, além de agregar recursos para a manutenção das penitenciárias, das famílias dos internos e a diminuição no cárcere a partir da remissão pelo trabalho", declarou o diretor-geral.

Durante a reunião, foram apresentados dois projetos arquitetônicos de cadeia pública e de penitenciária de segurança média, ainda em andamento, a fase que o trabalho se encontra, além da apresentação dos profissionais envolvidos. Os pesquisadores estão fazendo reuniões com representantes da indústria da construção, agentes penitenciários e demais representantes da cadeia produtiva de edificação penal, como por exemplo, a indústria do concreto. Os projetos serão entregues em agosto.

A coordenadora do Projeto, professora Raquel Naves Blumenshchein, garantiu que o trabalho fortalece o conhecimento na temática, além do desenvolvimento dos processos e produtos da cadeia produtiva da edificação penal. "É uma oportunidade de integrarmos áreas do conhecimento em prol de uma solução para uma demanda específica da sociedade", disse a professora.

No final do ano passado, o Depen e a UnB assinaram um Termo de Execução Descentralizada (TED), que permitiu o repasse de R$ 8 milhões de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para execução do projeto.