Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Sul entra em operação na cidade de Curitiba (PR)

Destaque

Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional Sul entra em operação na cidade de Curitiba (PR)

por publicado: 10/05/2019 18h52 última modificação: 10/05/2019 18h56
Na capital paranaense, equipe formada por agentes de inteligência vai atuar com foco no combate ao crime organizado em sincronia com as demais regiões do país

O Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Sul (CIISPR- Sul) entrou em operação nesta sexta-feira (10), em Curitiba (PR). A cerimônia contou com participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e do secretário de Operações Integradas, Rosalvo Franco.  O governo federal e os governadores do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul assinaram termo de cooperação técnica para efetivar a adesão dos estados ao centro.

Na ocasião, o presidente Bolsonaro afirmou que a iniciativa do ministro fortalece a atuação da pasta, “O momento é de cumprimentar o ministro Moro, por essa feliz iniciativa, de mergulhar no combate ao crime organizado em nosso país”, ressaltou.

Segundo Moro, o caminho da segurança pública envolve investimentos, integração e inteligência. “Já temos treze órgãos envolvidos nesse Centro Integrado, e esse número deve aumentar, além do investimento em tecnologia, que tem sido bastante útil para melhorar a qualidade e a quantidade de dados disponíveis no âmbito da segurança pública. O caminho da segurança pública é esse. Precisa sim de investimento de recursos, mas precisa, acima de tudo, de integração e otimização dos recursos. ”

Os altos índices de criminalidade Brasil e o combate ao crime organizado também foram mencionados na fala do ministro. “Hoje temos um grande desafio no nosso país: os elevados índices de criminalidade. Somente trabalhando juntos poderemos superar esses problemas. E eles certamente serão superados. Nada pode se opor ao Estado e à sociedade brasileira desde que eles estejam integrados no mesmo objetivo de construir um melhor país”, finalizou Moro. 

O diretor de Inteligência da Seopi, Marcos Aurélio Pereira de Moura, falou sobre as etapas que foram cumpridas dentro do processo e ressaltou que a secretaria está atuando em governança com os estados. “A atuação acontece de forma integrada e coordenada. A nossa missão é proporcionar a integração nas agências de inteligência voltadas para a segurança pública”, afirmou Moura.

Com investimento na ordem de R$ 2 milhões para aquisição de equipamentos eletrônicos, o CIISPR-Sul será composto por um coordenador da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do MJSP, representantes das secretarias de Segurança Pública, das polícias Civil e Militar e do Sistema Penitenciário dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O centro também conta com integrantes das áreas de inteligência da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional e Agência Brasileira de Inteligência. Inicialmente o CIISPR- Sul contará com mais de 70 bases ou sistemas de dados disponibilizados pelas agências participantes.

Entre as principais funções do CIISPR-Sul está a coleta, análise e disseminação de inteligência para tomadores de decisão dos estados e demais agências de inteligência de segurança pública do país.  Os agentes vão produzir conhecimentos estratégicos e terão acesso integrado de conteúdo pertencentes às bases de dados de diversas instituições.

O Centro permitirá a coleta de informações sobre integrantes das organizações criminosas e elaboração de estratégias preventivas de combate ao tráfico de armas, de drogas e redução de violência criminosa.

A presença de capacidades integradas no Centro de Inteligência possibilita assessoria rápida e especializada em casos de emergência ou durante crises. O plano estratégico de atuação do CIISPR-Sul foi validado em janeiro deste ano junto às agências de inteligência dos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

centro2.jpeg

Projeção nacional - O CIISPR-Sul é uma das entregas da Rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública – um dos projetos estratégicos do MJSP - que contempla também o Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N).  Inaugurado no dia 3 de junho em Brasília (DF), o CIISP-N é responsável por nortear diretrizes e coordenar trabalhos que serão estendidos à cinco regiões do país, se comunicando diariamente com os centros regionais.

Além da região Sul, está em operação o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública - Regional Nordeste (CIISPR-NE). Com sede em Fortaleza, o centro integra a base de nove estados da região. Até o final do ano, será entregue o da região Norte, com sede a definir.