Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Delegados e Investigadores da Polícia Civil de Pernambuco participam de capacitação do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Destaque

Delegados e Investigadores da Polícia Civil de Pernambuco participam de capacitação do Ministério da Justiça e Segurança Pública

por publicado: 21/05/2019 15h00 última modificação: 22/05/2019 14h14
Secretário Nacional de Segurança Pública faz palestra de abertura do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias

Brasília, 21/05/2019 - O secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, participou, na segunda-feira (20), da abertura do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias (PFPJ), em Recife (PE). Com tema motivacional e voltado para os princípios básicos para um bom desempenho no trabalho das forças policiais, Theophilo ministrou aula inaugural para os 32 delegados e investigadores da Polícia Civil de Pernambuco que participam da capacitação coordenada pela Diretoria de Ensino e Estatística da Senasp.

"Esta é uma das primeiras grandes entregas da Senasp do Ministério da Justiça e Segurança Pública, nesses primeiros meses de trabalho. Entrega esta que vai refletir diretamente na sociedade brasileira, pois trata-se de um reforço para aprimorar a atuação da Polícia Judiciária na capacidade investigativa e resolução de crimes", destacou o Theophilo. 

O secretário destacou ainda que a cidade de Paulista (PE) faz parte do projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta, que será lançado em breve, e a capacitação terá reflexo no trabalho a ser desenvolvido.  

O Diretor de Estatística e Ensino da Senasp, Jorge Barbosa Pontes, comentou sobre a elaboração do programa.

"A segurança pública se equilibra sobre dois eixos fundamentais: policiamento ostensivo e atividades de inteligência. E nós percebemos que estava havendo um foco muito maior nas polícias ostensivas, enquanto que as policias judiciárias, nas últimas décadas, foram sendo deixadas um pouco de lado. Então, nossa ideia foi elaborar um projeto onde a Polícia Federal pudesse colaborar com a expertise que ela tem, principalmente, no que tange ao combate à corrupção, lavagem de dinheiro e crime institucionalizado. Levar adiante esse amadurecimento para todas as Polícias Judiciárias", comentou. 

Pontes explicou ainda que as próximas rodadas de capacitação abordarão as temáticas de criminalidade violenta; corregedoria e corrupção policial; gestão policial e visão sistêmica sobre a apreensão de bens no crime de tráfico de drogas. 

Programa de Fortalecimento Policia Judiciaria (8).JPG

Antônio de Pádua, secretário de Desenvolvimento Social de Pernambuco, destacou também que o Estado foi pioneiro na estruturação de um Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), seguindo as diretrizes da Lei nº 12.850/2013, e que o treinamento irá colaborar para uma atuação mais eficiente. 

“Pernambuco está sendo o primeiro estado a receber essa capacitação, pois hoje conta com um departamento de combate à corrupção estruturado. Durante esta semana, profissionais que têm experiência no combate à corrupção estarão aqui para trocar experiências, passar as boas práticas que vêm sendo desenvolvidas pela Polícia Federal e, com isso, contribuirão para aumentar a capacidade investigativa do Draco", afirmou. 

Sobre o Programa

A primeira rodada de palestras ocorre em Recife (PE) até sexta-feira (24) com tema “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada” e traz como palestrantes os delegados federais responsáveis pelas mais relevantes operações realizadas pela Polícia Federal, nos últimos anos.  O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, também participará como palestrante da capacitação na próxima quinta-feira (23), abordando o "Combate ao Crime Organizado e Corrupção Sistêmica". 

Saiba mais: Ministério da Justiça e Segurança Pública promove capacitação com o objetivo de fortalecer polícias judiciárias do país

Agenda secretário em Pernambuco

O secretário Nacional de Segurança Público também  visita ao município de Paulista, a 16km de Recife, que foi uma das cidades selecionadas para receber as ações do projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta.

Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Social de Pernambuco, Antônio Pádua, Guilherme Theophilo realizou uma visita de cortesia ao prefeito de Paulista, Júnior Matuto. E, em seguida, conheceu o sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Cidadã, conduzido pelo secretário, Manoel Alencar.

Programa de Fortalecimento Policia Judiciaria (3).JPG