Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJSP autoriza Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária em Manaus

Destaque

MJSP autoriza Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária em Manaus

por publicado: 29/05/2019 14h08 última modificação: 29/05/2019 14h08
Durante três meses, efetivo vai atuar em atividades e serviços de guarda, vigilância e custódia de presos

Brasília, 29/05/2019 - Os agentes penitenciários e agentes federais de execução penal que compõem Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária - FTIP desembarcam em Manaus nesta quarta-feira (29). Pelo período de 90 dias, a contar de 28 de maio de 2019, o efetivo vai exercer atividades e serviços de guarda, vigilância e custódia de presos.

A Portaria 564, de 28 de maio 2019, assinada pelo secretário-executivo Luiz Pontel e publicada no Diário Oficial da União de hoje, autoriza o emprego da FTIP em apoio ao Governo do Estado do Amazonas. A operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do estado.

Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária  - A FTIP foi criada em janeiro de 2017. Na atual gestão, o Depen passou a coordenar, exclusivamente, a força-tarefa em apoio aos governos estaduais em situações extraordinárias de crise no sistema penitenciário para controlar distúrbios e resolver outros problemas. Formada por agentes federais de execução penal dos 26 estados da federação e do Distrito Federal,  a FTIP obedece o planejamento definido pelos entes envolvidos na operação, sempre que houver necessidade de sua atuação.