Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretário Nacional de Segurança Pública participa de reunião com secretários de Segurança Pública dos estados

Destaque

Secretário Nacional de Segurança Pública participa de reunião com secretários de Segurança Pública dos estados

por publicado: 31/05/2019 15h29 última modificação: 31/05/2019 16h12
Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública se reuniu em Fortaleza

Brasília, 31/05/2019 - O secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, realizou na quinta-feira (30), em Fortaleza, a abertura da LXXIV Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (CONSESP). Além de atualizar os gestores das secretarias sobre o andamento dos projetos estratégicos da Senasp, no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Theophilo solicitou maior colaboração dos estados no compartilhamento de dados sobre os crimes, a fim de promover um trabalho eficaz.

“A cada encontro do CONSESP, cumprimos nossa missão de estreitar relacionamento com os secretários do Brasil e promover a tão buscada integração dos trabalhos. Este é um momento que temos de ouvirmos uns aos outros, acompanharmos as boas práticas e discutirmos estrategicamente sobre os temas pertinentes à segurança pública”, ponderou Theophilo.

Maurício Teles Barbosa, presidente do CONSESP e também secretário de Segurança Pública da Bahia, destacou a importância da sintonia entre Senasp e o colegiado. “O CONSESP é um órgão de aconselhamento e gestão das políticas públicas. Então, quanto mais fortalecido o colegiado estiver, mais atuante, forte e integrada será a segurança pública Nacional”, explicou.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), André Costa, falou sobre a notoriedade de se tratar dos problemas em comum. “Nós temos problemas que são comuns em todos os estados do Brasil, e, quando se fala em segurança, a gente sempre precisa trabalhar com essa integração entre os estados. Já que hoje, são os estados que detém quase que a totalidade da responsabilidade sobre a segurança pública das pessoas. Dessa forma, como detentores da maior parcela de responsabilidade a gente percebe a importância de sentarmos juntos, tratarmos pautas em comum”, pontuou.

Neste primeiro dia de evento, foram discutidos temas como definição dos critérios de rateio dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), atuação da Força Nacional, alternativas de fontes de financiamento para o setor, Pacote Anticrime e outras tratativas da área. Wellington Clay Porcino, diretor de Gestão e Integração de Informações (DGI) da Senasp/MJSP, apresentou aos participantes o conceito Sinesp e a importância da atualização de estatísticas oficiais de segurança pública com base nos boletins de ocorrência de todos os estados.

Participaram da reunião 19 secretários de Segurança Pública do país. Além de debates entre os gestores, a programação contou exposições de consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O encontro termina nesta sexta-feira (31).

crédito fotos: SSPDS/CE