Você está aqui: Página Inicial > Notícias > No Paraguai, ministro Sergio Moro acompanha os trabalhos da Operação Nova Aliança

Destaque

No Paraguai, ministro Sergio Moro acompanha os trabalhos da Operação Nova Aliança

por publicado: 03/06/2019 18h58 última modificação: 04/06/2019 10h21
Ação conjunta entre a Polícia Federal e a Secretaria Nacional Antidrogas paraguaia combate produção e tráfico de maconha

Brasília (DF), 03/06/2019 - O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Sergio Moro, acompanhou nesta segunda-feira (3), em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, as ações da Operação Nova Aliança, desenvolvida pela Polícia Federal em conjunto com a Secretaria Nacional Antidrogas paraguaia e que visa combater a produção e o tráfico de maconha.

A Operação Nova Aliança teve início em 30 de maio, em território paraguaio. Além da eliminação do cultivo e apreensão da droga,  materiais usados na comercialização também são apreendidos.

WhatsApp Image 2019-06-03 at 6.26.25 PM.jpeg

O ministro Sergio Moro declarou que a operação enfraquece o crime organizado. "Queremos intensificar as ações, agora com o interesse da Argentina em participar, prendendo os líderes das organizações, identificando e confiscando patrimônio, apreendendo drogas e erradicando plantações, como ocorreu agora", afirmou Sergio Moro.

Em conversa com os jornalistas, o ministro Moro disse que as ações de inteligência e investigação têm colaborado para o crescimento das apreensões. "Estamos investindo em operações que desmantelem as organizações criminosas", ressaltou.

WhatsApp Image 2019-06-03 at 6.26.26 PM.jpeg

O diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, destacou que a Operação Nova Aliança representa uma maneira com que as polícias brasileira e paraguaia podem atuar conjuntamente no combate ao crime organizado. "É de suma importância a operação, que já se realiza há muitos anos com resultados extremamente positivos. Não existe outra forma de enfrentar a criminalidade transnacional se não atuarmos em conjunto", disse o Valeixo.

Para o ministro da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai, Arnaldo Giuzzio, a iniciativa entre os dois países constitui uma materialização concreta na luta contra o narcotráfico. "A operação nos permite avançar com mais força contra as estruturas criminais e fortalecer cada vez mais o vínculo cooperativo", afirmou Giuzzio.

Estima-se que 80% da maconha produzida no Paraguai tem o Brasil como destino. Em apenas dois dias de operação, foram erradicados 61 hectares de plantação de maconha. Considerando uma média de produção de três toneladas por hectare, foram incineradas aproximadamente 183 toneladas de maconha. Além da destruição de 800 kg da droga, que estava pronta para  ser distribuída. Também foram destruídos cinco acampamentos e prensas usadas para preparar a droga para o transporte.

A Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai e a Polícia Federal têm construído ao longo de décadas uma ação estratégica que já resultou na extinção de poderosos esquemas de tráfico com alcance transnacional.  De acordo com as autoridades policiais do Paraguai e do Brasil, esta modalidade de intervenção permite ampliar a capacidade operativa e os resultados no campo, além de economia de recursos.

O secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Rosalvo Franco, também acompanhou o trabalho no Paraguai.