Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretaria de Operações Integradas acompanha trabalho de segurança da Operação Copa América no Rio de Janeiro (RJ)

Destaque

Secretaria de Operações Integradas acompanha trabalho de segurança da Operação Copa América no Rio de Janeiro (RJ)

por publicado: 25/06/2019 17h54 última modificação: 25/06/2019 18h37
Atuação dos policiais federais brasileiros e agentes estrangeiros no Centro de Cooperação Policial Internacional da Polícia Federal conta com o apoio da Seopi.

Brasília, 25/06/2019 – A Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública acompanhou, nesta segunda-feira (24), o andamento das ações de segurança pública da Operação Copa América, no Rio de Janeiro (RJ).

Na ocasião, foram visitadas as instalações do Centro de Cooperação Policial Internacional da Polícia Federal (CCPI/PF). No centro, a Polícia Federal atua em conjunto com policiais da  Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Japão e Qatar. As diárias e passagens das equipes brasileiras e estrangeiras que atuam no CCPI/PF foram custeadas pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

BANNER_SITE_001_COPAAMERICA_25062019.png

Durante a realização da Operação Copa América, o centro efetiva a cooperação policial internacional sendo possível a troca de informações com autoridades policiais estrangeiras no interesse de investigações criminais e ações de segurança.

A troca de informações entre as autoridades brasileiras e estrangeiras já impediu o ingresso, no Brasil de torcedores com histórico de violência.

O trabalho conjunto permitiu que a Polícia Federal, as polícias dos países participantes e Interpol realizassem aproximadamente 90 mil consultas a base de dados referentes a passageiros e hóspedes que ingressaram no país durante o mês de junho.

BANNER_SITE_002_COPAAMERICA_25062019.png

O diretor de Operações da Secretaria de Operações Integradas, Cesar Augusto Martinez, também participou de reunião do Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (CESIR/RJ) no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR),  o Comitê tem por finalidade orientar e facilitar a integração das estruturas de Segurança Pública, Defesa Civil e Inteligência para a Copa América 2019.

Também participaram das reuniões o coordenador-geral do Sistema Integrado de Comando e Controle, Wanius de Amorim; o representante da diretoria de Operações Integradas no Rio de Janeiro, Fábio Vasconcellos e o assessor da Seopi, Paulo Pinto.

O Rio de Janeiro recebeu nesta segunda-feira (24) o jogo entre as seleções do Uruguai e Chile. Do Centro Integrado de Comando e Controle Local, no estádio do Maracanã, foi possível acompanhar o trabalho conjunto que garante a segurança das delegações e torcedores.

BANNER_SITE_003_COPAAMERICA_25062019.png

Operação Copa América 2019

A abertura da Operação Copa América 2019 foi realizada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro e pelo Secretario de Operações Integradas, Rosalvo Franco, no dia 14 de junho. A Diretoria de Operações da Seopi/MJSP foi responsável por elaborar o Plano Estratégico de Segurança da Copa América 2019 e pela interlocução entre o Comitê Organizador Local da Conmebol e todas as esferas da segurança pública.  Ocorrências de brigas em bares, em estádios ou em aeroportos, assim como o trabalho das forças de segurança pública, nos hotéis, centros de treinamento, estádios e rotas por onde passarão as delegações serão acompanhadas, em tempo real, pelos coordenadores dos estados que atuarão diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília (DF).