Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Policiais civis do Pará e da região Norte são capacitados pelo Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias

Destaque

Policiais civis do Pará e da região Norte são capacitados pelo Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias

por publicado: 09/07/2019 16h01 última modificação: 09/07/2019 16h30
A abertura contou com palestra do Secretário Nacional de Segurança Pública

 Brasília, 09/07/2019 – Cerca de 40 policiais civis, entre delegados, escrivães e investigadores, estão sendo capacitados no estado do Pará pelo Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias (PFPJ), uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que visa aprimorar o trabalho de investigação dos profissionais na atuação cotidiana. A abertura realizada, em Belém, nessa segunda-feira (08) contou com palestra do Secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo.

Na solenidade de abertura, Theophilo ministrou para os alunos do curso e autoridades presentes uma explanação sobre os princípios básicos para um bom desempenho no trabalho das forças policiais, indicando pontos essenciais para se manter motivado no exercício das atividades. Destacando também os projetos da Senasp/MJSP que tem como objetivo reconhecer e integrar o trabalho dos profissionais de segurança pública.  

“O compromisso da Polícia é com o estado e nós que fazemos segurança pública não podemos esquecer disso. Por isso, mesmo diante das dificuldades, é importante que o policial civil esteja motivado e procure fazer o melhor nas condições que lhe foram apresentadas”, afirmou

Sobre a grandeza do projeto, o secretário reforçou que se trata de uma oportunidade para promover o conhecimento, o networking entre os policiais, recuperando assim o trabalho da Polícia Civil de maneira ampla no país.  

Formação Mesa.jpeg

O diretor de Ensino e Estatística (DEE) da Senasp e idealizador do PFPJ, Jorge Pontes, ressaltou que o momento é de fortalecimento institucional. “Nós vemos a Polícia Judiciária como um grande instrumento de combate à impunidade por conta do poder de investigação e da capacidade de inteligência. Portanto, o programa tem como objetivo a diminuição das assimetrias e das diferenças existentes entre as Polícias Civis do Brasil”, complementa.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Uálame Machado, o tema da capacitação é relevante. “A corrupção, infelizmente, é um assunto que é pautado em todos os locais do Brasil. E, o Pará, recebendo essa capacitação pela Senasp para o foco nesse tipo de criminalidade o objetivo é justamente atingir a raiz dos problemas, ou seja, os grandes pilares das organizações criminosas”.

O delegado-Geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira, parabenizou a iniciativa da Senasp/MJSP e destacou que a capacitação chega em paralelo com a recém-criada, por meio de Decreto Estadual, Diretoria Estadual de Combate à Corrupção (DECOR), da Polícia Civil. “A DECOR além de ser uma diretoria de combate a corrupção, dentro de suas especificidades, visa combater o crime organizado. E, por isso, é fundamental que os polícias se especializem rapidamente para essa atuação”, explicou.

 Sobre o Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias

O Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias é uma iniciativa da Diretoria de Ensino e Estatística da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a primeira edição ocorreu na cidade de Recife (PE). A segunda edição, que ocorre no Pará até sexta-feira (12), segue com o tema da primeira rodada “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”.

Durante a semana, delegados federais de três distintas gerações responsáveis pelas maiores operações policiais realizadas pela instituição nos últimos 15 anos, compartilharão suas experiências com os policiais civis da região Norte, mostrando estudos de casos e diferentes técnicas operacionais de investigação.

Os próximos estados que receberão a capacitação da PFPJ serão: Espírito Santo, Goiás e Paraná. Os cinco estados também integram o projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta que terá como cidades participantes: Paulista (PE), Cariacica (ES), São José dos Pinhais (PR), Ananindeua (PA) e Goiânia (GO). O projeto será lançado, em breve, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Senasp em palestra.JPG