Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretaria de Operações Integradas e secretarias de segurança pública dos estados avaliam o trabalho durante a Operação Copa América

Destaque

Secretaria de Operações Integradas e secretarias de segurança pública dos estados avaliam o trabalho durante a Operação Copa América

por publicado: 23/07/2019 15h15 última modificação: 23/07/2019 15h28
Encontro reúne governo federal e representantes dos cinco estados que sediaram o evento

Brasília, 23/07/2019 – A Secretaria de Operações  Integradas (Seopi) e as Secretarias de Segurança Pública dos estados que receberam jogos da Copa América realizam, nesta semana, reunião nacional de avaliação do trabalho integrado realizado durante a competição.  O Debriefing Nacional da Segurança Pública – Operação Copa América, teve início nesta terça-feira (23) e segue até quinta-feira (25), em Bento Gonçalves (RS).

Os participantes realizarão uma série de reuniões de avaliação de resultados das ações de Segurança Pública para os jogos em Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA). O objetivo do encontro é identificar as melhores práticas e os pontos que precisam ser aprimorados para grandes eventos futuros.

O coronel Clelcimar Santos Rabelo de Sousa, coordenador de planejamento operacional da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, elogiou o empenho no trabalho de ajuste da matriz operacional e o comprometimento dos Estados.

"Todos os nossos desafios foram vencidos e superados, com destaque para a expertise dos Estados-sede na realização de grandes eventos. Com o encerramento do ciclo de processo da Operação Integrada, visamos o nosso desenvolvimento organizacional, aprimorando ainda mais nossos conhecimentos, para receber eventos de interesse mundial", declarou.

O secretário adjunto da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, coronel Marcelo Gomes Frota enfatizou o comprometimento dos departamentos e instituições envolvidas para garantir o êxito da Copa América. "Foi uma missão bem cumprida, ainda sim, este encontro de trabalho é de extrema importância para identificar ações que podem ser aprimoradas”, afirmou.

Nos três dias de evento serão abordados os planejamentos e as dificuldades enfrentadas pelos órgãos envolvidos, bem como as estratégias criadas pelos Estados-sede para garantir a segurança nas Áreas de Interesse Operacional (AIOs). Estão na programação avaliações das atuações em aeroportos e controles migratórios, fronteiras e rodovias, credenciamento em estádios e centros de treinamento, hotéis e rotas protocolares e áreas impactadas (pontos turísticos, locais de aglomeração de modais de transporte). Também serão analisados o emprego de sistemas de monitoramento e as indicações operacionais, a atuação do Juizado do Torcedor, ações de inteligência e processo de atuação integrada. Ao final, será feita a apresentação de resultados da avaliação.

Números da Copa América

Quase 800 mil pessoas assistiram aos jogos da Copa América 2019. Todas as operações de segurança pública foram coordenadas e monitoradas em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília (DF), com a cooperação dos estados, por meio dos Centros Integrados de Comando e Controle Estaduais. Foram realizadas 4020 ações, 810 veículos foram vistoriados, 728 escolas foram realizadas. Foram registradas 570 ocorrências e apenas 24 incidentes de segurança durante a vigência da Operação Copa América.

Com informações da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul