Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em Natal, Secretário Nacional de Segurança Pública visita forças de segurança do Estado

Destaque

Em Natal, Secretário Nacional de Segurança Pública visita forças de segurança do Estado

por publicado: 12/08/2019 15h15 última modificação: 12/08/2019 15h35
Na ocasião foram apresentados os projetos do Ministério para a Segurança Pública

Brasília, 12/08/2019 – Em passagem pelo estado do Rio Grande do Norte, nos dias 08 a 09 de agosto, o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, realizou visita técnica em instalações das forças de segurança do estado. Além de conhecer as boas práticas dos órgãos e fortalecer a integração entre o governo federal e o governo estadual na segurança pública, também foram aprestados os projetos do Ministério da Justiça e Segurança Pública desenvolvidos pela Senasp.   

Na quinta-feira (08), o secretário Nacional conheceu a estrutura do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Na ocasião,  foi apresentado o funcionamento do sistema do Centro. “É um sistema genuinamente potiguar de rastreamento de viaturas muito interessante e que acho que pode ser replicado em todo o país. Já deixei marcado com equipe da Sesed para apresentar o sistema (Ciosp) para outros Estados para saber se eles têm condições de implementar”, explicou.

 O diretor do Ciops, tenente coronel Macedo, reforçou que as ferramentas feitas pela equipe da secretaria engrandecem o trabalho da segurança pública e o momento foi oportuno para apresentar ao secretário. “Tivemos a oportunidade de apresentar todos os recursos operacionais e tecnológicos que são operados hoje pelo Ciosp. Tudo feito totalmente pela nossa equipe da Sesed. Ferramentas que engrandecem as forças de segurança e ajudam o atendimento da população”.

 O vice-governador do estado, Antenor Roberto, acompanhou a visita.  “Atualmente estamos desenvolvendo o nosso Plano Estadual de Segurança Pública e é importante que o secretário nacional, que tem sido um parceiro nesse processo, possa conhecer o funcionamento das instituições do Estado. E o Rio Grande do Norte está revelando as boas práticas que fazem a tecnologia somada com a capacidade dos nossos profissionais darem uma maior segurança para os potiguares”, afirmou.

 Ainda na quinta-feira, o secretário conheceu as instalações físicas do Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar, recepcionado pelo Comandante Geral da PM, Coronel Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, e também o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), que está sob o comando do Major Tibério Trigueiro Félix da Silva.

Na sexta-feira (09), Guilherme Theophilo foi convidado para participar da aula inaugural do VI Curso de Operações Especiais – COESP, do BOPE. Com teor motivacional para o momento, o secretário Nacional compartilhou sua experiência de militar do Exército Brasileiro e ministrou palestra para os 39 policiais militares inscritos no treinamento, que tem como objetivo especializar os PM’s no gerenciamento de ocorrências de alta complexidade. O curso tem duração de 17 semanas, sendo composto por quatro etapas: rústica, policial, técnica e operações.