Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Instalação de sistema de radiocomunicação e georreferenciamento fortalece operações contra contrabando no Paraná

Destaque

Instalação de sistema de radiocomunicação e georreferenciamento fortalece operações contra contrabando no Paraná

por publicado: 23/08/2019 14h11 última modificação: 23/08/2019 14h11
Ação faz parte do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras (VIGIA) do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Brasília, 23/08/2019 - Uma ação conjunta do Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Defesa possibilitou a instalação de equipamentos de radiocomunicação e georreferenciamento do Exército Brasileiro ao longo da faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai, permitindo a comunicação entre os agentes de segurança que atuam em operações para impedir a entrada de armas, munições, drogas e cigarros contrabandeados

O trabalho foi concluído no dia 12 de agosto e faz parte do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras – o VIGIA – conduzido pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A atuação integrada com outros órgãos faz parte das estratégias de combate ao crime organizado, aos crimes violentos e à corrupção, prioridades definidas pelo ministro Sergio Moro. O equipamento permite a comunicação entre os agentes em toda a área da faixa de fronteira do estado do Paraná.

FOTO3.png

“Considerando as condições geográficas adversas para realização de operações policiais e fiscalização no entorno do Rio Paraná, por anos as equipes dos órgãos de segurança pública operavam por longos trechos totalmente ‘às escuras’ no leito do rio e adjacências sem nenhum tipo de comunicação via rádio, o que diminuía a efetividade das operações e, por vezes, poderia até significar risco para os profissionais de segurança por não possuírem como se comunicar com suas equipes e demais órgãos”, explica o coordenador-geral de Fronteiras da Seopi, Eduardo Bettini.

A Operação Hórus teve início em maio, na região de Guaíra (PR). Participam da operação a Polícia Federal, Polícia Militar do Paraná (BPFron), Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública e Receita Federal com o apoio da Secretaria de Operações Integradas do MJSP.

“O novo sistema de comunicação proporcionará uma melhor dinâmica e rapidez na atuação das equipes da Operação Hórus, reforçando o bloqueio do trecho do Rio Paraná para evitar a entrada de produtos contrabandeados como cigarros, agrotóxicos, armas, munições e drogas”, explica o coordenador-geral de Fronteiras.

FOTO1.png

VIGIA

O Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras – o VIGIA – faz parte dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Após o período de teste inicial, o desafio é ampliar o programa e levá-lo aos 11 estados de fronteira, que abrangem quase 17 mil quilômetros e, posteriormente, incorporar os mesmos princípios ao combate aos crimes em áreas de divisas interestaduais.