Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro Sergio Moro reforça combate à corrupção como prioridade

Destaque

Ministro Sergio Moro reforça combate à corrupção como prioridade

por publicado: 27/08/2019 14h41 última modificação: 27/08/2019 15h01
Seminário da Polícia Federal aborda métodos modernos de combate ao crime

Brasília, 27/08/2019 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, destacou a necessidade de ações integradas para combate à corrupção e criação de delegacias especializadas nos estados. Moro participou, nesta terça-feira (27), da abertura do Seminário sobre Métodos Modernos de Combate à Corrupção, realizado pela Polícia Federal.

O combate à corrupção, aos crimes violentos e ao crime organizado é prioridade do Ministério da Justiça e Segurança Pública. “Existem várias frentes que essa questão pode ser enfrentada. A prevenção é essencialmente importante e, para isso, é importante o avanço da tecnologia e a integração de bancos de dados. Mas também não deixa de ter sua grande importância o aumento, incremento e eficiência da repressão”, afirmou Moro.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública definiu, em julho, critérios objetivos para distribuição dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Entre eles, está a criação de unidades especializadas das Polícias Civis específicas para combate à corrupção.

“Nós não podemos compreender o enfrentamento da corrupção como uma tarefa exclusiva da Controladoria Geral da União ou da Polícia Federal, é preciso que os estados desenvolvam mecanismos de eficiência de controle, prevenção e repressão e parte dessa solução reside na criação de unidades definidas nessa área”, destacou Moro.

Leia mais: Ministério da Justiça e Segurança Pública define critérios objetivos para rateio dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública

O diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, destacou os avanços da instituição nos últimos anos, com a especialização de suas equipes no combate a crimes como corrupção e intercâmbio com agências nacionais e internacionais.

“Esse evento renova a necessidade de permanente capacitação dos nossos quadros nesse tema que exige de todos nós muita dedicação, sacrifício, abnegação, coragem e comprometimento”, destacou Valeixo.

Também participaram da abertura do Seminário o ministro da Controladoria Geral da União, Wagner Rosário; o advogado-geral da União substituto, Renato De Lima França; o secretário-executivo do MJSP, Luiz Pontel de Souza e o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora.