Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretário Nacional de Segurança Pública participa do encerramento da 4ª edição do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias em Goiás

Destaque

Secretário Nacional de Segurança Pública participa do encerramento da 4ª edição do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias em Goiás

por publicado: 02/09/2019 10h05 última modificação: 02/09/2019 15h00
A semana de palestras, que capacitou 50 policiais civis do estado e também da região Centro-Oeste, ocorreu na Escola Superior de Polícia Civil

Brasília, 02/09/2019 – Na sexta-feira (30), o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, participou do encerramento da programação da 4ª edição do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias em Goiás. Na oportunidade, o secretário ministrou palestra aos participantes destacando a importância da capacitação da Polícia Judiciária.

“Nossa gestão do MJSP está muito focada em combater a corrupção, o crime organizado e os crimes violentos. E, nesse sentido, todos os projetos estratégicos estão alinhados para atender esse objetivo. Entretanto, para que os resultados cheguem, principalmente, na área investigativa de combate à corrupção, é preciso aperfeiçoar e capacitar cada vez o trabalho da Polícia Civil. Por isso, essa brilhante iniciativa do PFPJ veio para que a gestão da segurança pública fortaleça essas instituições”, destacou o secretário Nacional.

2.jpg

Rodney Miranda, secretário de Estado da Segurança Pública de Goiás, reiterou que o PFPJ vai promover a luta contra a impunidade. “Para a resolução de crimes, é fundamental o trabalho de inteligência e nós vamos continuar apoiando ações como essas que vem para aperfeiçoar o nosso trabalho”, pontuou.

Também marcando presença na solenidade de encerramento, o delegado-Geral da Polícia Civil, Odair José, parabenizou o programa, o nível dos palestrantes e reiterou que o aprendizado na semana de capacitação será replicado.  “Esse compartilhamento de conhecimento foi muito importante. E nós, da Polícia Civil de Goiás, nos comprometemos de aplicar o que foi aprendido em nossas instituições. Queremos trilhar o caminho que a Polícia Federal, com sua experiência, trilhou nas investigações”.

1.jpg

 

Sobre o Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias

O Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias (PFPJ) é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Diretoria de Ensino e Estatística da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O PFPJ veio para aprimorar o trabalho das polícias judiciárias de todo o país, aumentando a capacidade investigativa e de resolução de crimes com impacto positivo na segurança pública.

A dinâmica das capacitações acontece através de palestras e trocas de experiências com renomados delegados federais que coordenaram importantes operações da Polícia Federal nos últimos anos.

O PFPJ já passou pelos estados de Pernambuco, Pará, Espírito Santo e Goiás. Em setembro, será a vez de Paraná receber a 5ª edição da semana de capacitação voltada para os policiais civis. 

 

Agenda em Goiás

Na sexta-feira, 30 de agosto, o secretário Nacional de Segurança Pública participou ainda do lançamento da fase operacional do “Em Frente, Brasil” em Goiânia, capital que integra o projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta.

 

Saiba mais sobre o “Em Frente, Brasil”, clique aqui

 

A fase inicial de fortalecimento do aparato de segurança pública envolve a atuação de forças-tarefas integradas pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria de Operações Integradas, Polícias Civis e Militares dos Estados, Corpos de Bombeiros Militares, Sistema Penitenciário e Guardas Municipais. O objetivo é aumentar a sensação de segurança nos territórios e, principalmente, desenvolver ações integradas de inteligência, análise e investigação criminal para a desarticulação de grupos e redes criminosas.

Participam do projeto-piloto as cidades de Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR).