Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Justiça inaugura mais um presídio de segurança máxima para isolar criminosos perigosos

Destaque

Ministro da Justiça inaugura mais um presídio de segurança máxima para isolar criminosos perigosos

por publicado: 03/09/2019 11h43 última modificação: 03/09/2019 12h32
"Aqui é o fim da linha para quem escolheu ter uma vida profissional no crime. A não ser que escolha se reabilitar", destacou Moro.

Brasília, 03/09/2019 – O Ministro da Justiça, Sergio Moro, inaugurou, em Planaltina de Goiás (GO), na tarde desta segunda-feira (2/9), a Unidade Prisional Especial da cidade. O presídio de segurança máxima, que vai abrigar 388 presos, ocupa uma área de 45.772 metros quadrados e, segundo Moro, reforça a estratégia do Governo Federal de isolar criminosos perigosos e aumentar o controle para impedir que presos continuem comandando operações de dentro das celas.

presidio_planaltina3.jfif

Fotos: Júnior Guimarães

 “A estratégia de combate ao crime é assim: tem que prender, tirar o criminoso de circulação. As pessoas muitas vezes criticam o sistema carcerário, os gastos neste sistema. Quanto custa um preso no Brasil? Quanto custa um criminoso solto? O enfrentamento do crime organizado não funciona se lideranças do crime ficam soltas dentro do presídio”, disse o Ministro da Justiça.

 A nova unidade prisional, considerada modelo, está equipada com raio-X, scanner corporal e aparelho que impede o uso de celulares. A obra recebeu investimentos de R$ 30 milhões do Governo Federal por meio do Fundo Penitenciário Nacional (Depen).

Em um esforço conjunto com os estados, o  Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), tem como meta criar entre 10 mil e 20 mil vagas no sistema prisional em 2019. No primeiro semestre deste ano já foram geradas mais de 6 mil e 300 vagas. Os repasses federais do Fundo Penitenciário Nacional (Fupen) para essas obras ultrapassam  R$ 166 milhões 800 mil.

Além disso, o Depen tem colocado à disposição da sociedade, em seu site, uma série de ferramentas para acompanhamento desse trabalho. É possível consultar o andamento das obras que contam com repasses federais.

Na inauguração, o ministro Sérgio Moro estava acompanhado do Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e do Diretor-Geral do Depen, Fabiano Bordignon, além de outras autoridades.

“Vamos ter a capacidade de trazer aqueles presos que hoje fomentam o crime de dentro das penitenciárias existentes. Precisamos ter um controle real sobre os presos. É penitenciária modelo para que pessoas não fiquem daqui de dentro determinando violência lá fora. É para isso que estamos evoluindo”, disse o governador Ronaldo Caiado.

"Aqui é o fim da linha para quem escolheu ter uma vida profissional no crime. A não ser que escolha se reabilitar", destacou Moro. 

 presidio_planaltina2.jfif

 Fotos: Júnior Guimarães