Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro Sergio Moro palestra na abertura de curso de Política, Planejamento e Gestão Estratégica em Segurança Pública

Destaque

Ministro Sergio Moro palestra na abertura de curso de Política, Planejamento e Gestão Estratégica em Segurança Pública

por publicado: 09/09/2019 17h50 última modificação: 09/09/2019 17h50
Parceria entre MJSP e Ministério da Defesa oferece capacitação a policiais civis e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

Brasília, 09/09/2019 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), deu início nesta segunda-feira (9), ao Curso de Política, Planejamento e Gestão Estratégica em Segurança Pública, realizado em parceria com a Escola Superior de Guerra (ESG).

A capacitação faz parte dos investimentos em treinamentos dos agentes de segurança de todo o país, aperfeiçoando a atuação no combate à criminalidade e buscando, também, a valorização do profissional. O curso conta com a participação de 52 delegados das Polícias Civis e oficiais superiores das Polícias Militares e do Corpos de Bombeiros Militares.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, fez a palestra de abertura ressaltando as ações de enfrentamento à criminalidade violenta, os programas e projetos desenvolvidos no âmbito da Senasp e Secretaria de Operações Integradas (Seopi). “Precisamos trabalhar em várias vertentes, de forma que tenhamos ferramentas para que elucidar tantos crimes que acontecem pelo país”, afirmou Moro.

Disse, ainda, que medidas já tomadas mostram uma significativa redução no índice de crimes. “Estamos avançando em matéria de segurança pública e a atuação mais incisiva das forças de segurança, juntamente com o Governo Federal, tem um papel importante nessa redução”, destacou.

O secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, deu as boas-vindas aos participantes do curso, “É uma satisfação tê-los aqui participando da primeira edição desse curso, fruto do engajamento dos colaboradores da Diretoria de Políticas em Segurança Pública (DPSP), em parceria com a ESG, com objetivo de intensificar os estudos no planejamento estratégico e futuramente multiplicar os conhecimentos adquiridos aqui”, disse o secretário.

O general de brigada José Ricardo Vendramin Nunes, comandante do Núcleo Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG), também destacou a integração como forma de combater o crime organizado.  “Agradecemos a excelente palestra proferida pelo ministro e esperamos que, ao final do curso, possamos sair com inúmeras ideias e boas práticas, que venham contribuir com esse trabalho que o Ministério vem realizando”.

WhatsApp Image 2019-09-09 at 17.48.41 (1).jpeg

Coordenado pela Diretoria de Políticas em Segurança Pública (DPSP), o curso tem o objetivo de aprofundar conhecimentos no nível político e de planejamento e de gestão estratégicos, realizar diagnósticos de situações-problemas, relacionadas à Segurança Pública, contribuir para o aperfeiçoamento da formulação de políticas públicas e estreitar os vínculos de relacionamento da SENASP com as Polícias Militares/Corpos de Bombeiros Militar e Polícia Civil das Unidades da Federação.

Com duração de três semanas, o curso foi dividido em módulos e contará com palestras, trabalhos em grupo e apresentação dos trabalhos desenvolvidos. O encerramento está previsto para o dia 27 de setembro.

Parceria com a Escola Superior de Guerra

A intenção de estabelecer a parceria com a Escola Superior de Guerra (ESG), faz parte do esforço de semear a cultura do planejamento e da gestão nas cúpulas das Instituições responsáveis pela Segurança Pública no país, aproveitando a expertise da ESG, adquirida ao longo dos seus 70 anos de existência. A ESG foi criada pela Lei nº 785/1949, que é um instituto de altos estudos, subordinado diretamente ao Ministro de Estado da Defesa, e destina-se a desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários para o exercício das funções de direção e para o planejamento da Segurança Nacional, considerando, também, os aspectos relativos à Defesa Nacional e ao Desenvolvimento Nacional.

 WhatsApp Image 2019-09-09 at 17.48.40.jpeg