Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 5ª edição do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias chega ao Paraná

Destaque

5ª edição do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias chega ao Paraná

por publicado: 13/09/2019 11h25 última modificação: 24/09/2019 13h49
Palestra do Secretário Nacional de Segurança Pública será aberta à imprensa

Brasília, 13/09/2019 - O Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias (PFPJ), projeto estratégico que integra um dos eixos de ações do Ministério da Justiça e Segurança Pública no combate à corrupção, chega ao estado do Paraná. A quinta edição da capacitação com o tema “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”, destinada para mais de 70 policiais civis e delegados da região sul do país, ocorrerá de 16 a 20 de setembro em Curitiba. Depois de passar pelos estados de Pernambuco, Pará, Espírito Santo e Goiás, o programa já capacitou mais de 200 policiais civis pelo país.  

O Secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, fará palestra aos participantes às 14h30. A imprensa poderá acompanhar esse momento do curso. As demais palestras, inclusive a do ministro Sergio Moro, serão restritas aos participantes do curso.

O Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias é uma iniciativa da Diretoria de Ensino e Estatística da Secretaria Nacional de Segurança Pública da Senasp/MJSP. O objetivo principal do PFPJ é de aprimorar e fortalecer o trabalho das polícias judiciárias de todo o país, aumentando a capacidade investigativa e de resolução de crimes com impacto positivo na segurança pública de maneira geral.

No intuito de transmitir experiências exitosas na condução de trabalhos investigativos da Polícia Federal, promovendo a integração entre as instituições, os policiais civis terão como palestrantes delegados federais de três distintas gerações, responsáveis pelas maiores operações policiais realizadas nos últimos 15 anos. Nomes como Paulo Lacerda, Getúlio Bezerra, Jorge Pontes, Mauricio Moscardi, Cleyber Malta, Erika Marena, Márcio Anselmo e Emmanuel Balduíno estão entre os professores. Eles apresentarão estudos de casos e diferentes técnicas operacionais durante a semana de capacitação.

O diretor de Ensino e Estatística (DEE) da Senasp e idealizador do PFPJ, Jorge Pontes, reforça também que o momento é de fortalecimento institucional. “Nós vemos a Polícia Judiciária como um grande instrumento de combate à impunidade por conta do poder de investigação e da capacidade de inteligência. Portanto, o programa é ambicioso e tem como objetivo a diminuição das assimetrias e das diferenças existentes entre as Polícias Civis do Brasil”, destaca.

Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias

Serviço

Abertura 5ª edição do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias chega ao Paraná

Data: Segunda-feira, 16 de setembro

Horário: 14h30 - Palestra do Secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo

Local da Abertura: Auditório do Hotel Rockefeller by Slaviero Hotéis

Endereço: R. Rockfeller, 11 - Rebouças, Curitiba