Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro Sergio Moro se reúne com diretora-executiva da Europol

Destaque

Ministro Sergio Moro se reúne com diretora-executiva da Europol

por publicado: 18/09/2019 10h11 última modificação: 24/09/2019 13h30
Entre os assuntos discutidos está a cooperação para fortalecer a Comunidade de Polícias das Américas (Ameripol)

Brasília, 18/09/2019 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, recebeu na quarta-feira (18), a diretora-executiva da Europol, Catherine De Bolle. No encontro foi discutido o programa de apoio da comunidade europeia ao desenvolvimento da Comunidade de Polícias das Américas (Ameripol), e também o andamento do processo de institucionalização da entidade, no qual o Brasil está empenhado.

Foi mencionada, ainda, a importância da cooperação internacional e do estreitamento de laços entre as duas instituições, no que tange ao combate ao crime organizado transnacional, além do Acordo de Cooperação Estratégica entre o Brasil e o Serviço Europeu de Polícia, celebrado em Haia, Países Baixos, em abril de 2017. Atualmente o Projeto de Decreto Legislativo n° 633, de 2019 que aprova o texto do Acordo encontra-se em tramitação no Senado Federal. O Acordo pretende facilitar a troca de informações operacionais, estratégicas e de inteligência entre a Polícia Federal e o Serviço Europeu de Polícia.

 

Ameripol

A Comunidade de Polícias das Américas (Ameripol) é um mecanismo de cooperação de integração e coordenação que visa promover e fortalecer a cooperação policial nas américas. É formada por 33 entidades, entre elas a Polícia Federal do Brasil que integra a entidade desde a sua criação. A secretaria-executiva da Ameripol é exercida pelo diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo.