Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro Sergio Moro acompanha trabalhos do “Em Frente, Brasil” em Goiânia (GO)

Destaque

Ministro Sergio Moro acompanha trabalhos do “Em Frente, Brasil” em Goiânia (GO)

por publicado: 24/09/2019 11h41 última modificação: 24/09/2019 11h55
Projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta já mostra resultados na capital

Brasília, 24/09/2019 - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, acompanhou em Goiânia (GO) a execução do “Em Frente, Brasil”, projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta que conta com ações conjuntas da União, Estados e Municípios em bairros específicos das cidades escolhidas. Participaram da visita os secretários Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo e de Operações Integradas, Rosalvo Franco.

O ministro destacou a importância da integração das forças de segurança para o enfrentamento da criminalidade no Brasil e avaliou que o trabalho conjunto já está dando resultados. Em cada município participante do projeto-piloto, as forças de segurança locais e federal trabalham em força-tarefa, cada uma dentro de sua competência.

“A alta criminalidade nos cobra um preço terrível. Temos tentado reduzir os crimes, proteger as vidas. A criminalidade atrapalha nosso desenvolvimento, nossa percepção de segurança” declarou o ministro.

48784903717_0bfd4c4982_c.jpg

Clique aqui e conheça o “Em Frente, Brasil”

De acordo com a coordenação da força-tarefa do “Em Frente, Brasil”, desde o início da fase de choque operacional, houve redução na criminalidade nos bairros que recebem o projeto. Os homicídios caíram 80%, as tentativas de homicídio, 25% e os roubos, 39%. As equipes atuam nas regiões oeste e noroeste da cidade. As duas áreas congregam 44 bairros e mais de 120 mil pessoas.

Moro citou que, além de ações de combate ao crime, em um segundo momento haverá um plano urbanístico e sociais para o enfrentamento de problemas, mas que isso depende de um plano de segurança local que está sendo desenvolvido.  Ele citou políticas do governo federal voltadas à iluminação pública, entre outras situações, que depende de ações do município. Na ocasião, o ministro se reuniu com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado e com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende.

Força N.jpg

Sergio Moro valorizou o trabalho desenvolvimento em Goiás na área de Segurança Pública e também destacou ações da União, como apreensões de toneladas de drogas feitas recentemente no estado pela Polícia Rodoviária Federal. Moro argumentou que houve uma mudança no discurso ao enfrentamento a criminalidade, em comparação com governos anteriores.

Além da capital do estado de Goiás, também fazem parte do projeto as cidades de Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR). Todas as cidades foram escolhidas com critérios técnicos, levando em consideração a situação fiscal dos estados, índices de violência e comprometimento dos gestores.