Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 5ª edição do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias é realizada no Paraná

Destaque

5ª edição do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias é realizada no Paraná

por publicado: 17/09/2019 14h05 última modificação: 24/09/2019 14h03 expirado
Secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Teophilo, destacou a importância do programa para valorizar e motivar as Polícias Judiciárias do país

Brasília, 17/09/2019 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública realiza, até sexta-feira (20), em Curitiba (PR), a quinta edição do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias (PFPJ). O projeto estratégico, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), integra um dos eixos de ações do MJSP no combate à corrupção e trouxe, nesta rodada de capacitação, o tema “Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”. A abertura do evento, na segunda-feira (16), além da presença de autoridades civis e militares, contou com a participação do ministro Sergio Moro e do secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, os quais palestraram para os mais de 70 policiais civis e delegados da região sul, público-alvo do projeto.

Em seu pronunciamento, o gestor da Senasp, destacou a importância do PFPJ para valorizar e motivar as Polícias Judiciárias do país. “Organizações, como a Polícia Civil, existem para servir à sociedade. E, se essas organizações não tiverem o suporte necessário para exercerem suas funções, não existirá motivação. Desta forma, com as polícias desmotivadas, a sociedade não terá nem a proteção e nem a resolubilidade de crimes o qual se espera. E o PFPJ veio para mudar essa realidade”, explicou Theophilo.

O secretário Nacional frisou ainda que prestigiar as Polícias Judiciárias está sendo prioridade do MJSP. “Muito ainda precisa ser feito, mas estamos trabalhando fortemente nesta gestão no propósito de investir cada vez mais em projetos voltados para capacitar as polícias civis de todo o país. Pois sabemos que é através de uma boa investigação, o qual combateremos o crime organizado. Tenho certeza que os policiais capacitados nessa rodada em Curitiba serão multiplicadores do conhecimento adquirido junto aos palestrantes da Polícia Federal”, disse.

WhatsApp Image 2019-09-24 at 14.01.09.jpeg

Sobre o PFPJ

O Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias é uma iniciativa da Diretoria de Ensino e Estatística da Secretaria Nacional de Segurança Pública da Senasp/MJSP. O objetivo principal do PFPJ é de aprimorar e fortalecer o trabalho das polícias judiciárias de todo o país, aumentando a capacidade investigativa e de resolução de crimes com impacto positivo na segurança pública de maneira geral.

Depois de passar pelos estados de Pernambuco, Pará, Espírito Santo e Goiás, o programa já capacitou mais de 200 policiais civis pelo país. Paraná está recebendo a capacitação até sexta-feira (20), na Escola Superior de Polícia Civil.

A segunda rodada do PFPJ, que contemplará outros estados do país, será realizada em 2020 com o tema: “Crimes Violentos