Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça e Segurança Pública promove evento sobre prevenção e solução de conflitos

Destaque

Ministério da Justiça e Segurança Pública promove evento sobre prevenção e solução de conflitos

por publicado: 26/09/2019 12h13 última modificação: 26/09/2019 12h18
O Projeto Acordando na Escola realizou sua segunda edição nesta terça-feira (25)

Brasília, 26/08/2019 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Escola Nacional de Prevenção e Solução de Conflitos, do Departamento de Promoção de Políticas de Justiça (DPJUS) da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), realizou a segunda edição do projeto “Acordando na Escola”. O evento aconteceu nesta terça-feira (25), em Brasília (DF).

A segunda edição do projeto contou com palestras ministradas pelos pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) Luciana Romano Morilas e Thiago Theodoro de Oliveira, que abordaram, respectivamente, sobre “Avaliação Empírica da Mediação e da Conciliação no Poder Judiciário e o Papel da Advocacia” e “Análise Jurimétrica dos dados processuais sobre Mediação e Conciliação”. O conteúdo foi baseado a partir de análises de dados processuais de uma maneira estatística.

Para a secretária Nacional de Justiça, Maria Hilda, a produção desses dados é fundamental para alcançar os objetivos dos métodos de conciliação e mediação. “Dados, diagnósticos e planejamentos são ferramentas essenciais para a gestão e concessão de metas. Só a partir de um diagnósticos podemos identificar problemas e com isso saná-los para atingir nossos objetivos”, disse a secretária nacional.

Em um contexto que se utiliza cada vez mais inteligência artificial e trabalha com algoritmos, a diretora da Escola Nacional de Prevenção e Solução de Conflitos, Eutália Maciel, acredita que as análises desses dados processuais de uma maneira mais estatística auxilia nas tomadas de decisões. “Não conseguimos falar de gestão ou tomada de decisão sem dados, no Brasil, estamos começando agora, precisamos de tomadas de decisões baseadas em dados”, afirmou.

acordando na escola.jpg

O projeto “Acordando na Escola” visa realizar encontros e palestras para divulgar e criar um ambiente propício ao intercâmbio de conhecimentos e experiências acerca dos métodos de prevenção e solução de conflitos. O público presente foi composto por pessoas interessadas academicamente no assunto, operadores dos métodos e a sociedade no geral, que se beneficia da aplicação destes métodos.

Para o coordenador-Geral de Assuntos Judiciários do DPJUS, Renato Capanema, a difusão desses métodos repercute positivamente na sociedade. “O objetivo da escola é disseminar os métodos alternativos adequados de solução de conflitos, como conciliação e mediação. Isso tem tido uma repercussão cada vez maior para fora, vários conflitos estão sendo solucionados antes mesmo de chegar no judiciário”, comentou.

A estudante de Direito da Universidade de Brasília (UnB), Rebeca Lima, que esteve presente, está no terceiro semestre do curso e se interessou em participar do evento para aproximar o diálogo com órgãos públicos. “Eventos como este do Ministério são muito importantes para manter o contato com o estudante e com a sociedade como um todo, além de abordar conteúdos que vão ser relevantes para minha graduação”, disse a estudante.