Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJSP promove primeira reunião do Fórum Nacional de Ouvidores do Sistema Único de Segurança Pública

Destaque

MJSP promove primeira reunião do Fórum Nacional de Ouvidores do Sistema Único de Segurança Pública

por publicado: 01/10/2019 15h53 última modificação: 01/10/2019 15h54
O evento reúne representantes de Ouvidorias de órgãos federais, estaduais e municipais integrantes do Susp

Brasília, 01/10/2019 - Na manhã desta terça-feira (1º), teve início a primeira reunião do Fórum Nacional de Ouvidores do Sistema Único de Segurança Pública (FNOSP), promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília (DF). O tema do encontro é o “Protagonismo da voz da sociedade”.

A cerimônia de abertura contou com a presença do ministro Sergio Moro, do secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Guilherme Theophilo; da secretária Nacional de Justiça, Maria Hilda Marsiaj Pinto; do secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Beggiora; da chefe de gabinete do MJSP, Flávia Blanco; do representante da Ouvidoria-Geral da União, Marcos Lindenmayer;  e do ouvidor-Geral do MJSP, Ronaldo Bento, além dos ouvidores de órgãos federais, estaduais e municipais.

Para o ministro Sergio Moro, as ouvidorias são órgãos essenciais para a segurança pública do país. “A Ouvidoria não é apenas um canal para receber reclamações ou denúncias do nosso cliente externo, mas também tem um papel fundamental de atender o nosso cliente interno, que são os profissionais de segurança pública”, disse o ministro.

Na opinião do representante da ouvidoria-Geral da União, Marcos Lindenmayer, a ponte para uma agenda de Ouvidoria inclusiva e abrangente já vem sendo construída há anos. “Estamos trabalhando em várias áreas temáticas, indo ativamente ao cidadão brasileiro para, antes de tudo, escutá-lo procurando entender quais são os seus anseios”, afirmou o Lindenmayer.

WhatsApp Image 2019-10-01 at 15.51.48.jpeg

Criado pelo decreto nº 9.866/2019, o Fórum Nacional de Ouvidores do Sistema Único de Segurança Pública tem por objetivo discutir experiências, métodos e estatísticas das ouvidorias, e ao final, sugerir ações que aperfeiçoem institucionalmente os órgãos do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

“Vamos apresentar diretrizes do serviço público para a prestação de serviços, a população incentivando a criação de canais próprios de denúncia”, afirmou o ouvidor-Geral do MJSP, Ronaldo Bento. 

O secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo afirmou que a iniciativa renderá grandes ações para serem desenvolvidas pelas Ouvidorias. “Tenho certeza que os frutos advindos desse fórum poderão ser multiplicados nos estados e, dessa forma, todo o Sistema Único de Segurança Pública vai ganhar. Parabenizo pela iniciativa e coloco a Senasp/MJSP sempre à disposição para boas práticas como esta”, afirmou.