Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJSP lança caderno técnico para prevenir afastamento por Transtorno de Estresse Pós-traumático

Destaque

MJSP lança caderno técnico para prevenir afastamento por Transtorno de Estresse Pós-traumático

por publicado: 02/10/2019 14h51 última modificação: 02/10/2019 14h53
Material faz parte das ações do Programa Nacional de Qualidade de Vida dos Profissionais de Segurança Pública

Brasília, 02/10/2019 – Estabelecer procedimentos de prevenção e tratamento dos profissionais em relação ao Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT). Este é o objetivo do Caderno Técnico sobre TEPT publicado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O trabalho, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), é resultado de estudos envolvendo a temática a fim de ser utilizado como guia de orientações pelas instituições. O material faz parte das ações do Programa Nacional de Qualidade de Vida para os Profissionais de Segurança Pública (PRÓ-VIDA).

Clique aqui para acessar o caderno técnico.

O material surgiu da necessidade de se reduzir o índice de morbidade e de afastamento, decorrentes do estresse profissional cumulativo, Transtorno de Estresse Agudo (TEA) e Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT) dos profissionais de Segurança Pública e da necessidade de normatização de procedimentos de atendimento padronizado para esses profissionais que têm seu cotidiano marcado por tensão e constante exposição ao perigo, à agressão e à violência, o que torna a tarefa bastante propícia à produção de sofrimento psíquico.

“O material foi coletado e reunido por profissionais da área de Saúde da Segurança Pública visando a instituir um fluxo padronizado e funcionando como um guia de orientações sobre ações e procedimentos de intervenção para prevenção e tratamento do TEPT. Tudo isso com a finalidade de possibilitar um melhor enfrentamento das dificuldades e das demandas da área de Segurança Pública, no tocante à ocorrência desse tipo de situação no cotidiano dos profissionais que trabalham na Segurança Pública, como também na prevenção do estresse pós-traumático”, explicou o Coordenador-Geral de Políticas para os Profissionais de Segurança Pública (CGPP), Allan Fernando Quint.

Dentre os assuntos abordados no Caderno Técnico, estão: Compreendendo o Transtorno de Estresse Pós-Traumático; Conhecendo as estratégias de intervenção para prevenção e tratamento do TEPT; O TEPT na Segurança Pública brasileira; Protocolo de intervenção em incidentes críticos para prevenção e tratamento do TEPT na Segurança Pública; entre outros.

Além de estar disponível na versão digital, o material será distribuído para as Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social dos Entes Federativos e suas instituições, principalmente para os profissionais da área de Saúde da Segurança Pública e Defesa Social, que atuam nos Centros de Atenção Biopsicossocial e Saúde, para que promovam a atenção à saúde dos profissionais de Segurança Pública e de seus familiares, com mais qualidade e assertividade.

PRÓ-VIDA

Criado em 2010, o Programa Nacional de Qualidade de Vida dos Profissionais da Segurança Pública é considerado um dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Ele tem como objetivo, a valorização do profissional da área de segurança, reduzindo os riscos de morte, como também atuando na prevenção da saúde durante o exercício de suas relevantes funções.

Com a implantação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), a partir da Lei nº 13.675/ 2018, o PRÓ-VIDA passou a fazer parte dos meios e dos instrumentos para a implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), com a função de elaborar, implementar, apoiar, monitorar e avaliar, entre outros, os projetos de programas de atenção psicossocial e de saúde no trabalho dos profissionais de segurança pública e defesa social, bem como a integração sistêmica das unidades de saúde dos Órgãos que compõem o SUSP.

Conteúdo
CADERNO TÉCNICO DE TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO - TEPT.pdf by lisiane.cardoso — last modified 02/10/2019 14h47