Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil registra queda da criminalidade no primeiro semestre de 2019

Destaque

Brasil registra queda da criminalidade no primeiro semestre de 2019

por publicado: 14/10/2019 10h29 última modificação: 14/10/2019 16h33
Homicídios foram reduzidos em 22,1% e roubos à instituições financeiras registraram queda de 40,9%

Brasília, 14/10/2019 – O número de homicídios no país caiu 22,1% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. As estatísticas criminais mostram que houve queda em todos os nove crimes registrados pela plataforma Sinesp.  

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro afirmou que a queda é resultado do trabalho de inteligência e ação integrada entre as forças federais, estaduais e do Distrito Federal. "Se aprovado o Pacote Anticrime no Congresso Nacional, o número de crimes cairá mais", afirmou. 

EGrSX19WsAAvmiC.jpg

As ocorrências de estupro foram reduzidas em 12%,  tentativas de homicídio em 9,4%, latrocínios em 23,8% e  lesão corporal seguida de morte em 3,2% , no mesmo período.

Destaque também para a queda nas ocorrências de roubos à instituição financeira (-40,9%), roubo de carga (-25,7),  roubo de veículo (-27%) e furto de veículo (-9,9%).

Desde março, o Brasil conta com estatísticas oficiais e confiáveis, acessíveis a todos por meio do site do Ministério da Justiça e Segurança Pública. As informações são dos boletins de ocorrência de todos os estados e do Distrito Federal.

Clique aqui e acesse os dados do Sinesp 

O Sinesp

O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp) é uma plataforma de informações integradas, que possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre segurança pública, implementado em parceria com os entes federados.

A plataforma firmou-se como um dos meios e instrumentos para a implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), instituindo-se o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Além disso, torna acessível informações estatísticas sobre crimes como: estupro, lesão corporal seguida de morte, homicídio doloso, latrocínio, tentativa de homicídio, roubo de veículo, furto de veículo, roubo de carga e roubo à instituição financeira.