Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Combate à lavagem de dinheiro é tema de curso para Polícia Civil de Santa Catarina

Combate à lavagem de dinheiro é tema de curso para Polícia Civil de Santa Catarina

por publicado: 06/05/2014 12h16 última modificação: 06/05/2014 12h16

Brasília, 6/5/14 – O Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) chega à Polícia Civil de Santa Catarina. De 6 a 9 de maio, em Florianópolis, cerca de 130 policiais e convidados participam do treinamento.

A Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) do Ministério da Justiça (MJ) coordena o curso, executado pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI).

Com um total de 20 horas, a programação contempla palestras, debates e casos práticos. Diversos órgãos como Ministérios públicos, polícias civis, Tribunais de Contas, Polícia Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Banco Central e Controladoria Geral da União (CGU), já participaram e colaboram com a iniciativa.

A corrupção e a lavagem de dinheiro são crimes complexos, na maior parte das vezes praticados por organizações criminosas que tentam dar uma aparência lícita a um ativo de origem criminosa e isso dificulta o processo de investigação.

“O PNLD mostra-se como uma iniciativa inovadora, pois capacita os agentes do estado a identificar e a investigar crimes complexos de acordo com uma metodologia padronizada, o que propicia um resultado mais eficiente”, explica o Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão.

Desde 2004, o programa, que é resultado da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), já capacitou, em todos os estados do país, mais de 13 mil agentes públicos.

“A iniciativa objetiva a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes do curso o que proporciona maior efetividade na prevenção e combate aos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção”, explica o diretor do DRCI/SNJ, Ricardo Saadi.

Para mais informações, contate: drci@mj.gov.br

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315