Começam a funcionar portais de auto-atendimento migratório em Cumbica

publicado: 25/09/2014 15h59, última modificação: 25/09/2014 17h55

Brasília, 25/9/14 – Começaram a funcionar nesta quinta-feira (25), em fase de teste, dezesseis aparelhos e-gates do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP). O equipamento é um portal de auto-atendimento migratório que permitirá ao passageiro brasileiro com passaporte de chip entrar e sair do país sem passar pelas cabines convencionais.

O e-gate promete reduzir o tempo de espera e ampliar a capacidade de atendimento.

Uma máquina faz a leitura do passaporte e verifica dados utilizados pela Polícia Federal. Ele lê a retina do passageiro e confere se é a mesma pessoa que consta no documento. Caso não existam irregularidades, o viajante é liberado e o movimento é registrado no Sistema de Tráfego Internacional (STI). Caso exista alguma restrição, o passageiro é orientado a se dirigir a uma cabine comum.

O projeto do e-gate teve início em 2012 a partir de grupo de trabalho implantado pela Polícia Federal, que realizou uma série de consultas e testes visando verificar a segurança do equipamento e os requisitos técnicos para tanto.

Também nesta quinta-feira foi inaugurada a nova Delegacia Internacional do Aeroporto de Cumbica. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, participou dos eventos.

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