Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão de Anistia leva oficinas pedagógicas e curso de formação ao Paraná

Comissão de Anistia leva oficinas pedagógicas e curso de formação ao Paraná

publicado: 06/03/2016 20h47 última modificação: 09/03/2016 16h33
Oficina chega ao Paraná

Por Comissão de Anistia

 

Brasília 07/03/2016 – A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça realiza, de 9 a 11 de março, na cidade de Paranaguá (PR), as oficinas pedagógicas em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná  (IFPR). As atividades fazem parte da semana “Mulheres e Direitos Humanos” e serão abertas aos alunos e professores de outras escolas da região.

“A junção dessas iniciativas tem conferido às oficinas uma dimensão educativa, comprometida com a consciência crítica capaz de projetar uma sociedade plural, democrática e solidária”, afirma o presidente da Comissão, Paulo Abrão.

Na quarta-feira (9), a representante da Comissão de Anistia, Camila Tribess, integra a mesa-redonda “Mulheres e movimentos sociais” e fala sobre a participação feminina no movimento de anistia nas décadas de 70 e 80.

Nos dias 10 e 11, a equipe da Comissão promove as oficinas pedagógicas a partir das 14 horas. Na ocasião, haverá sessões abertas de cinema com a exibição de filmes do Projeto Marcas da Memória. Na quinta-feira (10), será apresentado o filme "Damas da liberdade", que retrata a história da luta pela anistia no Brasil através de narrativas de mulheres do Movimento Feminino pela Anistia e do Comitê Brasileiro pela Anistia. Na sexta-feira (11) é a vez do documentário “Memórias femininas da luta contra a ditadura militar", que aborda a trajetória de mulheres que atuaram na resistência à ditadura militar brasileira, a partir de depoimentos do acervo “Marcas da memória.

As oficinas pedagógicas são debates com o objetivo de comparar a política brasileira do período relativo à repressão ditatorial com o momento atual. A partir das 19 horas, o Curso de Formação sobre Direitos Humanos, Memória, Verdade e Justiça para professores e servidores do IFPR integra a programação das oficinas.

PROGRAMAÇÃO:

09 de março:

14h: Palestra sobre cyberbulling

18h: Apresentação artística de rap

19h: Mesa: Mulheres e Movimentos Sociais

10 de março:

14h: Oficinas pedagógicas e cine-debate da Comissão de Anistia

19h: Curso de Formação de Professores

11 de março:

14h: Oficinas pedagógicas e cine-debate da Comissão de Anistia

19h: Curso de Formação de Professores 

 

Ministério da Justiça
facebook.com/ComissaodeAnistia
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
divulgacaoanistia@mj.gov.br

(61) 2025-9400/ 9402/ 9471