Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão discute medidas para combater violência em eventos esportivos

Comissão discute medidas para combater violência em eventos esportivos

por publicado: 27/05/2015 20h28 última modificação: 27/05/2015 20h33

Brasília, 27/5/15 –Aconteceu nesta quarta-feira (27), no Rio de Janeiro (RJ), a reunião da Comissão Nacional de Prevenção e Violência para a Segurança nos Espetáculos Esportivos (Consegue). O grupo interministerial é coordenado pelos Ministérios dos Esportes e da Justiça e pretende desenvolver instrumentos para a melhoria da segurança nas arenas esportivas e propor políticas públicas na área.

Clique e confira as fotos da reunião

O encontro, aberto pelo ministro dos Esportes, George Hilton, foi o primeiro dos novos membros da comissão para o biênio 2015/2017, cujos nomes foram publicados nesta terça-feira (26) no Diário Oficial da União. Entre eles estão o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues, e o coordenador de inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública do MJ, André Fagundes; e o secretário Nacional de Futebol e de Defesa dos Direitos do Torcedor do ME, Rogério Haman.

Segundo o ministro George Hilton, a comissão é uma demanda antiga da sociedade brasileira, que não admite mais os casos de violência no futebol. “O Governo Federal está trabalhando para que os locais de prática esportiva sejam ambientes de convívio saudável. O esporte tem uma mensagem de paz, tolerância, saúde e disciplina”, afirmou o ministro.  

A secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, é a vice-presidente da comissão e disse que será discutido e aplicado um modelo padrão para que as polícias e demais Instituições envolvidas com a segurança nas praças esportivas ajam de forma uniformizada em todos os estados.

Segundo a secretária, a discussão deve envolver as polícias, Ministério Público , Judiciário e as próprias torcidas organizadas. “Envolve vários atores, inclusive as torcidas organizadas. A ideia é termos intenções rígidas em que todos possam cumprir e outras que haja um termo de ajustamento em que se adeque para não atrapalhar os campeonatos que estão em andamento. Teremos um processo de articulação muito grande”, frisou.

O secretário extraordinário de Grandes Eventos, Andrei Augusto, citou a necessidade de articulação entre as Instituições e reforçou a experiência que o Brasil adquiriu na Copa do Mundo para que a segurança em eventos esportivos seja aperfeiçoado. “Viemos há poucos dias da França, onde apresentamos todo o planejamento operacional adotado na Copa do Mundo. Eles vão se basear nas ações de segurança do Brasil para a próxima Eurocopa, que acontece em 2016 ”, explicou Andrei.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315/3928