Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão Nacional da Verdade apresenta relatório final a conselheiros de Segurança Pública

Comissão Nacional da Verdade apresenta relatório final a conselheiros de Segurança Pública

por publicado: 05/02/2015 18h00 última modificação: 03/03/2015 18h26

Brasília, 5/2/15 - A Comissão Nacional da Verdade (CNV) apresentou aos integrantes do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp) o relatório final dos trabalhos realizados para identificar crimes e violações praticados durante o período do regime militar. A apresentação foi feita por André Sabóia Martins, secretário executivo da CNV, durante a 30ª reunião ordinária do Conasp.

A apresentação destacou o conteúdo dos três volumes com os resultados identificados pela Comissão durante o período de trabalho. O primeiro volume é um resumo de todo o trabalho desenvolvido, o segundo trata das violações por grupos e o terceiro dos perfis de 434 mortos e desaparecidos.

Segundo André Sabóia, o trabalho da Comissão Nacional da Verdade foi uma iniciativa de Estado, diferente do que ocorreu em outros países. Sabóia ainda reforçou a qualidade dos trabalhos técnicos periciais utilizados para elucidar casos analisados durante os trabalhos. As conclusões e recomendações da Comissão foram construídas a partir de consultas públicas.

O vice-presidente do Conasp, Almir Laureano, apontou a apresentação da CNV como “um dos momentos mais significativos da história do Conselho. “Devido à relevância dos temas tratados na investigação de graves crimes de violações de direito humanos. Debater o relatório final é debater o que é tão caro e indispensável para toda sociedade brasileira, principalmente sobre direitos humanos, direito à vida e da sua preservação”, reforçou Almir.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315