Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitê se reúne no Recife para discutir proteção do consumidor na Copa

General

Comitê se reúne no Recife para discutir proteção do consumidor na Copa

por publicado: 21/01/2014 18h30 última modificação: 20/02/2014 15h01

Recife (PE), 21/1/14 – O Comitê Técnico de Consumo e Turismo de Recife se reuniu nesta terça-feira (21) para discutir a proteção do consumidor turista na Copa do Mundo de 2014. Coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), a reunião tratou da transparência nos preços e qualidade dos serviços que envolvem turismo, como transporte aéreo, terrestre, alimentação e hotéis.

Para a secretária da Senacon, Juliana Pereira, há a preocupação de que o Brasil seja lembrado por ser um destino caro. “É importante que seja lembrado como um destino bonito, acessível e com bom atendimento”, ressaltou.

Juliana frisou que cabe aos órgãos locais de cada cidade-sede fazerem a fiscalização desses serviços, e que por isso a Senacon percorre todas as 12 capitais para fechar o cronograma de ações integradas entre estado, município e União. Para a secretária, os consumidores também podem ajudar na tarefa, denunciando aos Procons os abusos de preços e má qualidade nos serviços.

Na semana passada, a Senacon fechou acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIHRJ) para que os hotéis divulguem em seus sites os preços das diárias durante a alta temporada (Ano Novo e carnaval 2014) e as tarifas cobradas para o período do Mundial. “Uma das principais formas de combater a abusividade dos preços é dar transparência”, frisou. O acordo deverá ser estendido às associações de hotelaria das demais cidades-sedes.

Participaram da reunião do Comitê as secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Turismo, Defesa Social, Desenvolvimento Econômico, Saúde, Copa, além do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ministério Público de Pernambuco, Defensoria Pública, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Prefeituras do Recife (Procon Recife, Companhia de Trânsito e Transporte Urbano, Secretaria de Controle Urbano e Secretaria de Turismo), de Jaboatão, Ipojuca e São Lourenço da Mata, Sindicato dos Restaurantes (Abrasel), Sindicato dos Taxistas e Associação de Defesa do Consumidor (Adecon), Associação Brasileira de Hotéis, Associação das Empresas de Eventos e Associação das Empresas Aéreas.

 

Agência MJ de Notícias

(61) 2025-3135/3315

acs@mj.gov.br

www.justica.gov.br