Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidades Terapêuticas promovem reinserção de ex-dependentes na sociedade

General

Comunidades Terapêuticas promovem reinserção de ex-dependentes na sociedade

por publicado: 16/10/2013 18h18 última modificação: 21/02/2014 09h38
Existe um lugar onde a máxima “A droga é um caminho sem volta” não é válida. Esse lugar é a Instituição Padre Haroldo que há 35 anos acolhe dependentes químicos. A instituição já tratou cerca de 13 mil pessoas e alcançou reconhecimento até no exterior.

Existe um lugar onde a máxima “A droga é um caminho sem volta” não é válida. Esse lugar é a Instituição Padre Haroldo que há 35 anos  acolhe dependentes químicos. A instituição já tratou cerca de 13 mil pessoas e alcançou reconhecimento até no exterior. Em 2006, em Nova York, durante 23ª Conferência da Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas, a instituição foi reconhecida como uma das três melhores comunidades terapêuticas do mundo.

Haroldo é o nome que o  padre jesuíta norte-americano Harold J. Rahm adotou no Brasil. Após um trabalho reconhecido com pessoas marginalizadas nos Estados Unidos, na fronteira com o México, um drama pessoal impulsionou padre Haroldo a cuidar de vítimas da dependência do  álcool e outras drogas, uma vez que ele vivenciou a separação de seus pais devido ao alcoolismo do pai.

O Padre relata que, ao andar com seu fusquinha pelas ruas de Campinas, socorria alcolistas e outras pessoas que buscavam apoio. Ao perceber que aquela era a sua principal missão de vida, pediu ajuda a um empresário da cidade. “Ele me disse que era só eu escolher o terreno e ele o compraria pra mim. Eu escolhi o terreno e ele pagou”. E assim nascia a APOT, hoje Instituto Padre Haroldo.

A entidade atua em três frentes de trabalho: prevenção e profissionalização para crianças, adolescentes e jovens, acolhimento de pessoas em  situação de rua e outros riscos e  recuperação da dependência química. Para desenvolver estas frentes de trabalho, a instituição possui um abrigo para adolescentes, uma casa de passagem para  adolescentes e uma para adultos em situação de rua. A instituição também conta com uma equipe itinerante para promover educação social a crianças e adolescentes em bairros com alta vulnerabilidade.

A instituição mantém três comunidades terapêuticas, uma para homens, uma para mulheres e outra para adolescentes. O espaço também inclui um ambulatório que presta atendimento a pessoas que ainda preservam a autonomia e os vínculos sociais e uma estrutura onde são desenvolvidas oficinas de prevenção e profissionalização. O Instituto atende diariamente cerca de 500 pessoas e, sistematicamente, as famílias de acolhidos.

O trabalho do Instituto Padre Haroldo privilegiou a agregação do conhecimento científico de diversas áreas ao trabalho assistencial. As diretrizes da assistência são a espiritualidade, conscientização e trabalho, que integram o residente, seus familiares e uma equipe multidisciplinar formada por cerca de 200 profissionais, dentre médicos, psiquiatras, psicólogos, dentistas, terapeutas ocupacionais, educadores, enfermeiras, nutricionistas, assistentes sociais e terapeuta ocupacional.

Como comunidade terapêutica, a instituição não interna, acolhe. As pessoas não são pacientes mas residentes. A liberdade é preservada pois as pessoas ingressam na instituição por vontade própria. Um diferencial desta  comunidade terapêutica é a atenção humanizada, livre e direcionada ao desenvolvimento da autonomia e à busca de um novo estilo de vida.

Leia mais:

Nas comunidades terapêuticas a atenção ao residente é individualizada

Histórias de superação são comuns nas comunidades terapêuticas

Abertas 3,2 mil vagas para acolhimento de usuários de drogas em todo o país


Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br