Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Convênio do MJ com Ceará garante 478 vagas para tratar dependentes químicos

General

Convênio do MJ com Ceará garante 478 vagas para tratar dependentes químicos

por publicado: 11/11/2013 16h55 última modificação: 21/02/2014 10h54
Ao todo, Secretaria Nacional Sobre Drogas mantém 3,5 mil vagas em 154 comunidades terapêuticas de todo o país. Ceará também ganhará unidades móveis para ações de prevenção e orientação

Fortaleza, 11/11/2013 – Na manhã desta segunda-feira (11), em Fortaleza (CE), foi firmado convênio entre o Ministério da Justiça e o Governo do Ceará para contratação de 478 vagas de comunidades terapêuticas que tratam dependentes químicos. Também foi assinada a ordem de serviço para a construção do Centro de Desintoxicação e Reinserção Social, sob responsabilidade do governo local.

Segundo o titular da Secretaria Nacional de Polícias sobre Drogas (Senad/MJ), Vitore Maximiano, 239 das novas vagas no Ceará estão sob financiamento do governo estadual. As outras 239 serão financiadas pela União, por meio do programa "Crack, é possível vencer".

"Essas iniciativas conjuntas são uma resposta aos desafios impostos a toda a nação brasileira frente ao fenômeno do uso de crack e outras drogas. Ao todo, a Senad já mantém 3,5 mil vagas em 154 comunidades terapêuticas de todo o país, sendo agora 10 dessas unidades no Ceará", afirmou.

Prevenção

Ainda dentro das ações estruturantes, a Senad irá equipar, na capital cearense, um novo Centro de Referência sobre Drogas (CRD). Os recursos também são do programa 'Crack, é possível vencer'. O CRD inclui duas unidades móveis para ações de prevenção e orientação sobre drogas em todo o estado.

Para Maximiano, a parceria efetiva as ações integradas e intersetoriais que unem o governo estadual e governo federal no acolhimento de usuários.

“Estamos dando continuidade à implementação do Programa 'Crack, é possível vencer', no que se refere ao eixo ‘cuidado’, com ampliação de serviços de atenção integral a pessoas com transtornos decorrentes ao uso de álcool e outras drogas”, completou o secretário.

Além de Maximiano, participaram da solenidade no Palácio da Abolição o vice-governador do Ceará, Domingos Aguiar, a assessora especial de Políticas Públicas sobre Drogas do governo do estado, Socorro França, o chefe de gabinete do governador, Danilo Serpa, e os secretários estaduais de Saúde, Ciro Gomes, e de Educação, Izolda Cela. Também estiveram presentes o presidente da Assembléia Legislativa local, José Albuquerque, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Valter Cavalcante.

Por Allan de Carvalho

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br