Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil lança iniciativa sul-americana de segurança

Destaque

Brasil lança iniciativa sul-americana de segurança

por publicado: 08/06/2018 15h37 última modificação: 14/06/2018 15h43
Além do Paraguai, que sedia o encontro de ministros do Mercosul, participarão da Iniciativa a Argentina, a Bolívia, o Chile,a Colômbia, o Equador e o Uruguai

Editada

Assunção, 8/6/18 - O Brasil lançou, no Mercosul, uma Iniciativa Sul-Americana de Segurança. A proposta foi apresentada na manhã desta sexta-feira (8), pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, aos Ministros de Segurança, Justiça e Interior dos países do bloco, reunidos em Assunção, no Paraguai. 

Além do país sede do encontro de hoje e do Brasil, deverão participar da Iniciativa Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai. O objetivo é estabelecer uma plataforma eficaz de ações integradas e cooperação em rede contra organizações criminosas, especialmente nas faixas de fronteira. 

"Temos a compreensão de que o crime organizado é transnacional e não é mais possível combatê-lo somente em nossos espaços nacionais. Por isso os governos têm que encontrar meios de compartilhar seus sistemas e capacidades de forma supranacional", afirmou o ministro Raul Jungmann, na capital paraguaia. 

Jungmann ressaltou que a criminalidade transfronteiriça afeta a toda a região, não cabendo críticas recíprocas entre países produtores e consumidores de drogas, contrabando ou tráfico de armas, ou ainda entre centros emissores e receptores de facções. Os países devem substituir a tentação do que chamou de "nacionalismo acusatório" pela união de esforços na luta contra esse problema comum. 

A iniciativa sul-americana, que será implementada e desenvolvida nos próximos meses, engloba a cooperação policial internacional, o compartilhamento de informações e o intercâmbio para treinamento e capacitação de agentes. A Ameripol poderá atuar como entidade de coordenação e articulação da Iniciativa. Estruturada em rede de Ministérios e agências de governo, a Iniciativa Sul-americana não necessitará de sede, quadros próprios ou presidências rotativas. 

O Brasil também apoiará o fortalecimento do Mercosul, por meio do SINESP, em matéria de integração de dados de criminadade e violência nas nações do bloco, com vistas ao desenvolvimento de políticas comuns. 

Os temas foram aprovados na 42a Reunião de Ministros da Justiça e 41a Reunião de Ministros do Interior e Segurança do Mercosul.  Junto com o ministro Jungmann, participou do encontro o ministro da Justiça, Torquato Jardim. 

IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social
Gabinete do Ministro
Ministério Extraordinário da Segurança Pública
Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Ed. Sede – 4º andar – sala 408
Tel: (61) 2025-3135/3115 / 2025 9962
imprensa.mesp@gmail.com