Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Acadêmico de Segurança Pública realiza primeira reunião com foco no aprimoramento da coleta e análise dos dados

Geral

Conselho Acadêmico de Segurança Pública realiza primeira reunião com foco no aprimoramento da coleta e análise dos dados

por publicado: 12/07/2018 17h00 última modificação: 23/07/2018 14h23
Lançado nesta quinta-feira (12), o Conselho reúne representantes de diversas entidades com o objetivo de aprimorar as informações e estatísticas em segurança pública.
Foto: Ascom/MSP

Foto: Ascom/MSP

Brasília, 12/07/2018 – Foi realizada nesta quinta-feira (12) a primeira reunião do Conselho Acadêmico de Segurança Pública, formado por integrantes de pelo menos 14 instituições e o Ministério da Segurança Pública.

O conselho, presidido pelo ministro Raul Jungmann, tem por objetivo reunir representantes de centros de pesquisas, universidades e instituições para discutir a situação da segurança pública no Brasil. O grupo também deve propor ações para aprimorar a qualidade da informação e análise de estatísticas e propor políticas públicas para a área.

“Há uma imensa necessidade de contar com a capacidade de reflexão da nossa Academia, dos centros de pesquisas para definir o que fazer, no pouco tempo que temos, diante dos desafios da segurança pública que se apresentam”, afirmou o ministro Raul Jungmann.

O ministro destacou que as contribuições do conselho serão importantes para a construção de um Plano Decenal de Segurança Pública, além de políticas como a Política Nacional de Produção de Conhecimento na Área de Segurança, Política de Prevenção Social e Política Nacional para Egressos. Uma proposta de decreto sobre esse último tema já está em análise pelo governo.

Neste primeiro encontro, os participantes da reunião também conheceram a organização do ministério, principalmente a reestruturação da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

O secretário da Senasp, Flávio Basílio, enfatizou a importância da revitalização da pesquisa e estatísticas sobre segurança pública. E afirmou que a integração das informações das unidades da federação, através de um Sistema Nacional, será um passo importante para isso.

“Caminhamos com duas variáveis, precisamos dar acesso público aos dados sobre segurança pública, a população precisa conhecer esses dados. Não apenas os dados sobre vítimas, mas informações sobre a economia gerada pelas ações e resultados das operações da polícia”, afirmou.

O diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Tácio Muzzi, destacou que está sendo feita uma análise do departamento para definir ações prioritárias.

“Apesar da disponibilidade de recursos, temos um percentual baixo de execução. Vamos apresentar medidas propositivas, a médio e longo prazo para conseguir resultados e eficiência”, afirmou.

O Conselho Acadêmico de Segurança Pública voltará a se reunir em trinta dias.

Participantes do Conselho

- Instituto de Estudos Sociais e Políticos

- Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro

- Instituto Sou da Paz

- Instituto Igarapé

- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

- Fundação Getúlio Vargas

- Fórum Brasileiro de Segurança Pública

- Núcleo de Pesquisas de Políticas Públicas da USP

- Universidade Federal de Minas Gerais

- Universidade Federal de Pernambuco

- Universidade Federal do Rio Grande do Sul

- Universidade Federal do Rio de Janeiro

- Universidade Federal do Ceará

IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social
Gabinete do Ministro
Ministério da Segurança Pública
Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Ed. Sede – 4º andar – sala 408
Tel: (61) 2025-3135/3115 / 2025 9962
imprensa.mesp@gmail.com