Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em Medellín, Jungmann conhece estratégias que possibilitaram expressiva redução dos índices de criminalidade

Destaque

Em Medellín, Jungmann conhece estratégias que possibilitaram expressiva redução dos índices de criminalidade

por publicado: 21/08/2018 00h00 última modificação: 22/08/2018 12h13
Ministro se reuniu com comandante da Polícia Metropolitana e com prefeito de Medellín
Reunião com comandante da Polícia Metropolitana de Medellín

Reunião com comandante da Polícia Metropolitana de Medellín

Medellín, Colômbia - A troca de experiências com autoridades colombianas no enfrentamento ao crime organizado marcou o segundo dia de visita oficial do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann a Medellín.

Durante reunião com o chefe da Polícia Metropolitana de Medellín, general Oscar Gómez e com o prefeito da cidade, Frederico Gutiérrez, Jungmann conheceu o histórico da luta contra o narcotráfico na Colômbia, desde os anos 80, quando efetivamente se deu o enfrentamento ao o cartel de Medellín.

A apresentação mostrou os índices de queda gradual dos homicídios, a partir de uma política que agregou à repressão estratégias preventivas de inteligência e no campo social. Projetos de mobilização urbana que atraíram a sociedade foram fatores fundamentais no êxito colombiano.

A cidade, que no passado registrou o maior índice de homicídios do mundo - 830 para cada 100 mil habitantes - hoje apresenta índice de 25 homicídios pra cada 100 mil habitantes.

Na prefeitura, o ministro conheceu o modelo de governança municipal de gestão compartilhada com a iniciativa privada.

“A exitosa experiência colombiana poderá subsidiar as estratégias em discussão para o Plano Nacional de Segurança Pública. Acertamos com o prefeito Gutiérrez um intercâmbio anual na área de segurança pública com encontros em que se revezarão como sedes, Medellín e Rio de Janeiro”, afirmou Jungmann.

Leia mais: Ministro da Segurança Pública conhece a experiência colombiana no enfrentamento à violência com projetos culturais e ações sociais 

Agenda

Em Bogotá, nesta quarta-feira (22), às 8h30, o ministro Raul Jungmann se encontra com o ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Carlos Trujillo. Às 10h, Jungmann terá encontro com o ex-presidente colombiano Cesar Gaviria.

Às 12h, o ministro visita o Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC) em Bogotá. Na ocasião, Jungmann apresentará as preocupações do governo brasileiro com relação ao aumento do cultivo de drogas na Colômbia, em especial em regiões próximas da fronteira com o Brasil.

 Às 15h30h, o ministro Raul Jugmann se reúne com o ministro da Defesa, Guillermo Botero e com o Diretor da Polícia Nacional da Colômbia, Jorge Hernando Nieto Rojas para debater parcerias estratégicas entre os dois países no combate aos crimes transnacionais.

 IMPRENSA

Assessoria de Comunicação Social

Gabinete do Ministro

Ministério da Segurança Pública

Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Ed. Sede – 4º andar – sala 408

Tel: (61) 2025-3135/3115 / 2025 9962

ascom@seguranca.gov.br