Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Embaixada dos Estados Unidos capacita policiais brasileiros para patrulhamento na fronteira

Destaque

Embaixada dos Estados Unidos capacita policiais brasileiros para patrulhamento na fronteira

por publicado: 28/08/2018 17h06 última modificação: 28/08/2018 17h06
Curso é ministrado por especialistas em ações de combate ao narcotráfico nas regiões de fronteira do México e do Canadá

Curso de fronteira 1

Brasília 28/08/2018 - A Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Embaixada dos Estados Unidos deram início, nesta segunda-feira (27), a duas edições do Curso de Operações de Patrulha Rural Fronteiriça (RBPO). O curso irá capacitar policiais civis, militares e federais e conta com representantes de todas as unidades federativas que fazem fronteira com outros países.

A 1ª Edição está sendo realizada em Foz do Iguaçu-PR com 24 Alunos e a 2ª Edição em Cáceres-MT com 22 Alunos, ambos com a previsão de encerramento para o dia 21 de setembro. A capacitação tem como objetivo ensinar as autoridades policiais a detectar, identificar, classificar e responder situações de invasões de fronteira em ambientes mais afastados de centros urbanos. O treinamento é focado em táticas de pequenas unidades, manuseio de armas de fogo, rastreamento, navegação terrestre, atendimento médico e conceitos de segurança nas fronteiras.

O curso será dividido em nove módulos com aulas teóricas e práticas e contando com instrutores americanos com experiência em ações de combate ao terrorismo e narcotráfico nas regiões de fronteira com México e Canadá, atuaram também em 26 países. As orientações da embaixada americana também projetam deixar futuros treinadores brasileiros, para repassar o curso a outras unidades que patrulham a fronteira constantemente criando, assim, uma padronização de procedimentos a serem adotados em regiões de fronteira.

A embaixada oferece suas instruções a partir da ATA (Anti-Terrorism Assitance Program), programa que capacita países estrangeiros para proteger fronteiras nacionais, gerenciar sequestros por crimes de resgate e resolver possíveis incidentes terroristas. Ainda está prevista outra parceria entre a Senasp e a embaixada americana para oferecer um curso de políticas de segurança pública no fim do ano.

Cursos de Fronteira

A Senasp oferece outros cursos específicos para a fronteira como o Curso de Unidades Especializadas de Fronteira, capacitando alunos para fortalecerem a prevenção, o controle e a repressão dos delitos e crimes praticados na faixa de fronteira brasileira. Neste ano, ainda estão previstas 10 turmas em unidades de fronteira que contarão com 36 vagas por edição.

 

IMPRENSA

Assessoria de Comunicação Social
Gabinete do Ministro
Ministério da Segurança Pública
Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Ed. Sede – 4º andar – sala 408
Tel: (61) 2025-3135 / 3115 / 2025 9962
ascom@seguranca.gov.br