Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Centro de Cooperação e Inteligência Eleitoral atuará para impedir eleição de candidatos ligados ao crime organizado

Destaque

Centro de Cooperação e Inteligência Eleitoral atuará para impedir eleição de candidatos ligados ao crime organizado

por publicado: 05/09/2018 19h02 última modificação: 06/09/2018 08h28
O monitoramento será feito pela Polícia Federal em parceria com outros órgãos
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Rio de Janeiro, 05/09/2018 – O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou, nesta quarta-feira (5), que a Polícia Federal montará um Centro de Cooperação e Inteligência Eleitoral para monitorar o pleito em todo o país.
 
A atuação conjunta entre Polícia Federal, órgãos de segurança pública e demais áreas governamentais relacionadas às eleições, no intercâmbio de informações de inteligência, tem como objetivo  monitorar e identificar candidatos financiados pelo crime organizado. Caso sejam identificados indícios de ligação de candidatos com ilícitos, a Justiça Eleitoral será acionada.
 
“Da nossa parte, nós estamos concluindo um centro de cooperação e inteligência eleitoral no âmbito da Polícia Federal, para monitorar e identificar quem são esses candidatos, e ao mesmo tempo evitar que eles cheguem ao mandato e, se chegarem ao mandato, sob a batuta do Tribunal Superior Eleitoral, que é quem tem competência nesse caso, cassá-los e puni-los”, afirmou Jungmann.

De acordo com o ministro, a iniciativa permitirá a realização das eleições de forma pacífica e segura, zelando pela liberdade de escolha do eleitor.
 
“Quem tem o controle do território, tem o controle do voto e elege os seus representantes. Então é preciso impedir que os representantes do crime organizado consigam se eleger. E caso consigam se eleger , eles precisam ser cassados, precisam ser punidos. É inadmissível que o crime tenha uma representação parlamentar”, disse o ministro.


IMPRENSA

Assessoria de Comunicação Social
(61) 2025-3135/2025-9962
ascom@seguranca.gov.br
www.seguranca.gov.br