Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jungmann instala Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições

Destaque

Jungmann instala Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições

por publicado: 01/10/2018 16h00 última modificação: 05/10/2018 16h39
Coordenado pela Polícia Federal, centro reunirá representantes de 13 órgãos no combate aos crimes eleitorais

Brasília, 1º/10/2018 – O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, participou nesta segunda-feira (1) de cerimônia que marcou o início das operações do Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições Gerais (CICCE) da Polícia Federal.

O centro reúne, em Brasília (DF),  integrantes do Ministério da Segurança Pública, Polícia Federal e outros 12 órgãos, entre eles Tribunal Superior Eleitoral, Receita Federal e Exército Brasileiro para monitorar o andamento das eleições em todo o país.

A atuação integrada tem como objetivo garantir a lisura das eleições e a rápida atuação em caso de ocorrência de crimes eleitorais.

“Esse centro tem uma missão extraordinária. A função de zelar para que a vontade do povo brasileiro seja respeitada, por isso mesmo, saúdo todos aqueles que participam desse evento voltado, sobretudo, para a democracia que é nosso bem maior e que não podemos, de forma alguma, abrir mão”, afirmou Jungman.

O ministro da Segurança Pública destacou a preocupação com a disseminação de notícias falsas no período eleitoral e a candidatura de pessoas ligadas ao crime organizado.

“É inaceitável que venhamos a ter uma representação do crime organizado a partir do voto popular. Neste caso, as informações são reunidas e cruzadas por órgãos que estarão trabalhando conosco. Informaremos o Tribunal Superior Eleitoral que nos autorizará, ou não, a prosseguir a investigação, isso tudo para zelar pela vontade popular”, ressaltou Jungmann.

De acordo com a Polícia Federal, a semana que antecede o pleito é marcada por um aumento de 50% no número de ocorrências de crimes eleitorais, como propaganda irregular, caixa dois, boca de urna, transporte ilegal de eleitores, entre outros.

“Os crimes eleitorais são um pouco diferentes dos padrões das nossas investigações. A Polícia Federal não pode inicialmente instaurar um inquérito para iniciar uma investigação, precisamos de autorização da Justiça Eleitoral. Foi criado um fluxo especial para essa integração e essa experiência trouxemos dos grandes eventos - Copa do Mundo e Olimpíadas - e se replica aqui pela primeira vez num processo eleitoral”, afirmou o diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro.

O Centro

O centro é composto por grandes monitores que mostrarão, em tempo real, informações sobre as eleições em todo o país, inclusive a localização de candidatos que contam com escolta da Polícia Federal.

Cada representante dos órgãos que integram o CICCE  terá uma estação de trabalho.  “Todas poderão fazer acesso direto aos seus sistemas institucionais. Havendo Em se detectando algum irregularidade, algum crime,  a troca de informação é rápida e direta entre os órgãos.”, afirmou Thiago Borelli, coordenador geral de Defesa Institucional da Polícia Federal.  

O Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições Gerais (CICCE) funcionará de 1º a 7 de outubro e de 22 a 28 de outubro, nos dias de votação o funcionamento é 24h.

Assessoria de Comunicação Social
(61) 2025-3135/2025-9962
ascom@seguranca.gov.br

www.seguranca.gov.br