Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Depen capacita agentes penitenciários no Piauí

Depen capacita agentes penitenciários no Piauí

por publicado: 07/05/2015 17h02 última modificação: 07/05/2015 17h02
Agentes vão atuar na nova casa de detenção no município de Altos

Brasília, 7/5/15 – O Departamento Penitenciário Nacional – Depen/MJ, por meio da Escola Nacional de Serviços Penais (ESPEN), realiza nesta semana o Curso de Atualização em Gestão Prisional, no estado do Piauí. O curso é destinado aos servidores que serão lotados na nova unidade prisional do Estado, que será inaugurada na próxima segunda-feira (11), o Centro de Detenção Provisória do Município de Altos.

O objetivo é qualificar os servidores para melhor atender às demandas relacionadas à execução da política penal.

O curso é dividido em três eixos temáticos: Os Princípios da Boa Administração Prisional; A Dignidade da Pessoa; e Procedimentos e Segurança, com duração de 80 horas/aula. O corpo docente é formado por servidores que atuam nas penitenciárias estaduais e federais, autoridades e gestores ligados à execução penal.

Entre as disciplinas estudadas estão a Lei de Execução Penal; Ética no Serviço Público, Assistência e Cidadania; Reconhecimento e Diversidade; Individualização da pena: Demandas, necessidades e cuidados; Recepção do Preso e Tratamento das Visitas.

Segundo a Coordenadora de Reintegração Social e Ensino, Mara Fregapani Barreto, que ministrou a matéria Assistência e Cidadania, os alunos estão muito envolvidos e cientes da importância do trabalho, que vai além da rotina nos presídios. “O treinamento envolve direitos humanos, dignidade da pessoa humana e a ressocialização, para que voltem à sociedade de uma forma melhor”, afirma. De acordo com Mara, os servidores serão treinados para compreender a complexidade do trabalho que será realizado.

 O Depen pretende contribuir para qualificar os servidores para a função que desempenham na custódia e ressocialização das pessoas privadas de liberdade, visando alcançar os padrões adequados de cumprimento de pena.

 

facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928