Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em número recorde, Brasil concede refúgio a 680 estrangeiros de 15 países

Em número recorde, Brasil concede refúgio a 680 estrangeiros de 15 países

por publicado: 30/07/2014 19h18 última modificação: 30/07/2014 19h18

Brasília, 30/7/14 – Nesta quarta-feira (30), o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Justiça, concedeu refúgio a 680 estrangeiros de quinze países, sendo 532 sírios.

O número de refúgios concedidos na sessão do Conare desta quarta já é superior ao total do ano passado, quando foram concedidas 664 autorizações de permanência para refugiados. Com os novos reconhecidos, o total no país passa a ser de 6.588.

Segundo o secretário Nacional de Justiça e presidente do Conare, Paulo Abrão, a diversidade da origem dos solicitantes se deve ao fato de o Brasil ser reconhecido internacionalmente como um país acolhedor.

"A diversificação dos países de origem dos refugiados reafirma o Brasil como local de proteção. Está forte a imagem internacional da nossa tradição de um país aberto, democrático e capaz de proteger os direitos humanos”, afirma Abrão.

A sessão plenária desta quarta-feira é a primeira após a entrada em vigor da Resolução nº 18 do Conare, que simplifica o procedimento de solicitação e decisão.

Além da Síria, os refugiados reconhecidos são de Angola (4 pessoas), Camarões (5), Colômbia (2), Costa do Marfim (2), Guiné-Conacri (15), Líbano (1), Mali (57), Nigéria (19), Palestina (1), Paquistão (3), República Democrática do Congo (22), Sérvia (1), Sudão (1) e Togo (3). Dos casos analisados, 14 foram negados.

Além do Ministério da Justiça, integram o Conare os ministérios das Relações Exteriores, do Trabalho e do Emprego, da Saúde, da Educação, o Departamento da Polícia Federal, a organização não-governamental Cáritas Arquidiocesana, e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

Sem alternativa
O termo refugiado designa quem deixou seu país de origem e não pode (ou não quer) retornar devido a fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas. Também é usado em relação à pessoa que, devido a grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigada a buscar refúgio em outro país.

No Brasil, o refugiado no Brasil é obrigado a acatar as leis, regulamentos e providências destinados à manutenção da ordem pública no país. O refugiado tem direito a cédula de identidade comprobatória de sua condição jurídica, carteira de trabalho e documento de viagem. Os refugiados, bem como os solicitantes de refúgio, têm acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à Educação Pública.

A integração local dos refugiados é feita por Organizações Não-Governamentais (ONGs) como as Cáritas Arquidiocesana de São Paulo e do Rio de Janeiro  que, por meio de convênio celebrado com o ACNUR, administram os recursos destinados por aquele organismo aos programas de inserção destas pessoas na comunidade de acolhida.

Cartagena +30
A imagem do Brasil como país acolhedor foi, na visão de Abrão, um dos motivos para que o Brasil fosse escolhido pela ACNUR como sede da Conferência Cartagena +30, que será realizada em dezembro deste ano. O secretário avalia que essa imagem tem correspondido a práticas internas de melhorias na política brasileira de refúgio.

O evento deve consolidar e ampliar as conquistas da declaração que foi um marco para os refugiados na América Latina e no Caribe. Serão debatidos temas como refúgio ambiental, deslocamento forçado por questões ambientais, deslocamento por motivos de violações por órgãos e forças de segurança pública e a idéia de uma quarta solução duradoura.

De acordo com a ACNUR, as três soluções duradouras para os refugiados são: repatriação voluntária, integração local e reassentamento em um terceiro país, em situações nas quais seja impossível para um refugiado voltar ao seu país de origem ou permanecer no país de refúgio.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315