Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Enccla é modelo internacional de articulação em combate à corrupção

General

Enccla é modelo internacional de articulação em combate à corrupção

por publicado: 25/07/2013 15h59 última modificação: 20/02/2014 15h13

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (25), em Brasília, o Brasil comemorou os dez anos de criação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).

Neste período, a Enccla se firmou, inclusive na comunidade internacional, como modelo bem-sucedido de articulação do poder público para efetivar políticas de enfrentamento ao crime organizado e à lavagem de dinheiro.

A Estratégia é uma das referências do Grupo de Ação Financeira Contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo – GAFI, organismo que avalia os países e formula recomendações com vista à prevenção e repressão da lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo. Os padrões do GAFI são reconhecidos pelo Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI).

Concebida em 2003 por meio da formação de uma rede multidisciplinar composta por mais de 70 órgãos, a Enccla compreende todas as fases de atuação do Estado: prevenção, fiscalização, controle, investigação e persecução.

Segundo, o diretor do Departamento de Recuperação de Ativos da Secretaria Nacional de Justiça, Ricardo Saadi, a Enccla passa por uma renovação com a redefinição de objetivos. "É hora de estabelecer e difundir boas práticas e estabelecer padrões mínimos no que diz respeito à erradicação da corrupção e da lavagem de dinheiro".

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br