Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipes treinam para situações que envolvam atentados químicos ou explosivos

Destaque

Equipes treinam para situações que envolvam atentados químicos ou explosivos

por publicado: 28/05/2014 18h24 última modificação: 28/05/2014 18h33
Exercício de segurança no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso contou com ajuda de figurantes e utilizou robô antibomba adquirido pelo governo federal

Brasília, 28/5/14 – Como preparação para a Copa do Mundo, o Governo do Rio Grande do Sul realizou um exercício de simulação de resgate de múltiplas vítimas em caso de atentado por produtos químicos e radioativos nesta quarta-feira (28). O treinamento mostrou que, em 80 minutos, a Força Estadual de Saúde e o Comando Militar do Sul, com apoio da EPTC e Brigada Militar, conseguiriam resgatar 30 pessoas supostamente contaminadas.

O treinamento foi realizado junto ao Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, e teve por objetivo a preparação das equipes para a defesa, segurança e atendimento de saúde durante a Copa do Mundo Fifa 2014.

Simulação
Inicialmente, figurantes que representavam a torcida encontravam-se na fila para compra de ingressos para um jogo, quando um desconhecido deixa uma mochila preta perto do local. O fato chama a atenção da segurança que logo aciona os órgãos responsáveis. Um dispositivo de dispersão radiológica é acionado remotamente e passa a liberar o agente radioativo, cloreto de Césio 137, de forma combinada com o agente químico Dimetilamina.

Durante a ação, o local foi isolado rapidamente e ativada a força de contingência. Logo começou o resgate das vítimas, que passaram pela descontaminação, acolhimento e triagem no Posto Médico Avançado da Força Estadual de Saúde. O Samu 192 e a equipe de saúde aeromédica fizeram o transporte das vítimas para os hospitais de referência Mãe de Deus, Pronto Socorro e Cristo Redentor.

Antibombas
J
á no Mato Grosso, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e agentes da Defesa Civil do estado participaram de uma instrução sobre incidentes que envolvam produtos químicos perigosos e explosivos. Escolhida como uma das 12 cidades-sede, Cuiabá receberá quatro jogos na fase classificatória do torneio mundial nos dias 13, 17, 21 e 24. 

Os treinamentos foram realizados no Batalhão do Bope e preparou dez policiais, sendo cinco de Mato Grosso e os outros cinco de Tocantins, Piauí, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo.

O objeto é orientar os militares para lidarem com os equipamentos e procedimentos em casos de acidentes com produtos químicos.  As equipes do Bope da PM do Mato Grosso foram preparadas em dois Cursos Técnicos Explosivistas, nos quais foram formados 24 especialistas. Antes do curso, a Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) promoveu um treinamento em Brasília.

Os robôs antibombas podem entrar em locais de difícil acesso, seja para retirar uma bomba ou um artefato que possa colocar em risco a vida a pessoa. O equipamento faz parte dos investimentos da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ), para as 12 cidades-sede do Mundial.

Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini
Com informações da SSP do MT e RS

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315